The Last of Us Part I chegou ao PC, mas num estado pouco positivo

- Publicidade -

A conversão do aclamado jogo PlayStation para PC é, infelizmente, uma das piores até à data.

Esta semana, os jogadores de PC receberam finalmente The Last of Us Part I, lançado na Steam Store e na Epic Games Store. O icónico jogo da Naughty Dog já era esperado por muitos jogadores com grande entusiasmo e, agora, ainda mais, após uma adaptação live-action de incrível sucesso na HBO.

The Last of Us Part I para PC não é primeira conversão de um jogo PlayStation para PC. No passado já vimos jogos como God of War, Marvel’s Spider-Man, Uncharted ou, mais recentemente, Returnal. Todos com diferentes graus de sucesso e otimização, mas, na generalidade, foram também eles todos ótimas conversões. O mesmo não pode ser dito de The Last of Us Part I, que apanhou os jogadores de surpresa ao não fazer justiça às expectativas do trabalho feito pela Sony até agora.

O jogo é uma conversão direta da versão que foi lançada na PlayStation 5 no ano passado. Falamos, portanto, do remake do jogo original de 2013, aqui adaptado a hardware moderno, com visuais que rivalizam com jogos atuais, com centenas de opções de acessibilidade e, claro, a história e personagens que apaixonaram jogadores de todo o mundo.

Na versão PC, estavam prometidas melhorias visuais, suporte para diferentes tipos de ecrãs, resoluções e taxas de atualização de imagem, dezenas de opções de afinação de visuais e desempenho e mais opções de acessibilidade, entre outras opções características da versão PC.

No atual estado de lançamento, The Last of Us Part I para PC está cheio de problemas, sobretudo a nível de otimização. De acordo com relatos nas redes sociais, o jogo crasha frequentemente, algumas opções visuais como o DLSS não surgem ativas, o desempenho deixa muito a desejar em máquinas mais poderosas, os tempos de loading são muito grandes, há consumo exagerado de recursos – como o uso intensivo e excessivo dos CPUs, e, no caso da Steam Deck, o jogo está atualmente injogável.

Em menos de um dia desde o seu lançamento, The Last of Us Part I surge na Steam Store com mais de seis mil avaliações, onde quatro mil não recomendam o jogo, apresentando o jogo como “Mostly Negative”. Não é, definitivamente, um bom relançamento daquele que é, por si só, um excelente jogo.

The Last of Us Part I PC

Por aqui, tive a oportunidade de experimentar o jogo em duas máquinas bastante distintas, onde pude observar alguns dos problemas. No meu PC, com processador Intel Core i9 de 10 cores, 32GB de RAM DDR4, disco SSD m.2 e um GPU NVIDIA GeForce RTX 3080Ti, o jogo apresenta-se bastante intensivo, mesmo com definições mais modestas. Tenho dificuldades em manter o jogo a 60FPS e apresenta frequentes soluços ao mover a câmara e as personagens. Também experienciei longos tempos de loading e alguns crashes surpresa. E, claro, testemunhei um longo carregamento da cache, que durou cerca de 20 minutos, antes de poder jogar The Last of Us Part I com menos problemas.

A segunda máquina onde testei The Last of Us Part I foi a Steam Deck. Para todos os efeitos, o jogo não tem selo de garantia de que funciona com a pequena máquina da Valve, mas, tendo em conta os requisitos mínimos oficiais e uma aparente “confirmação” de Neil Druckmann, seria expectável que o jogo corresse minimamente bem.

De facto, o jogo corre na consola. Mas depois disso os problemas somam-se. O carregamento da cache dura mais de uma hora a atingir os 100% e, depois disso, apesar de toda a flexibilidade de opções, é virtualmente impossível ter uma experiência consistente ou visualmente agradável. O jogo tem simplesmente dificuldades em correr na Steam Deck no estado atual, pelo que se estão a pensar viver as aventuras de Ellie e Joel on-the-go, terão que recorrer ao Remote Play através da PlayStation 5.

A Naughty Dog já tem conhecimento da receção do jogo no PC e não deixou de comentar a situação. Numa publicação no Twitter, diz ter estado “a ouvir as preocupações” dos jogadores e que “a equipa está a investigar ativamente os diferentes problemas reportados”. Promete também atualizações em futuros patches.

Relembramos que o lançamento de The Last of Us Part I para PC recebeu um atraso de “última hora”. Inicialmente era para ter sido lançado a 3 de março e passou para 28 de março, com a Naughty Dog a prometer a melhor versão possível do jogo com o trabalho destas semanas. Aparentemente, The Last of Us Part I para PC bem poderia ter ficado em desenvolvimento por mais algumas.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados