Sobre críticas e análises

A elaboração de peças de opinião em formato de crítica ou análise de produtos e serviços são alguns dos elementos mais importantes do Echo Boomer. A plataforma acompanha filmes, séries televisivas, videojogos, equipamentos eletrónicos de consumo e até eventos culturais.

Numa era altamente consumista, na qual o nosso público-alvo está inserido, o nosso objetivo é criar um arquivo de opiniões e experiências na ótica do cidadão consumidor, levando ao leitor recomendações que o ajudem a tomar decisões.

Todas as opiniões, criticas e análises são escritas pelos membros do Echo Boomer e colaboradores da nossa confiança, com a devida experiência e conhecimentos, sendo o texto da total responsabilidade do autor e um reflexo do seu ponto de vista.

O Echo Boomer é uma plataforma que está aberta a qualquer tipo de comentário ou observação construtiva, com o propósito de melhorar a qualidade do seu conteúdo face às vontades do mercado.

Elaboração de críticas

Este formato de peça noticiosa é usado para filmes e séries. Sempre que possível, e havendo acesso a estes produtos, o Echo Boomer terá criticas a tempo das estreias e lançamentos, de modo a levar uma opinião construtiva ao leitor indeciso ou curioso.

As críticas são escritas em função da opinião do autor, não representando uma verdade absoluta, nem refletindo sempre a opinião do leitor.

Para filmes e séries será dada uma classificação de 0 a 5 estrelas que suportam a opinião do autor. Ainda assim a argumentação e as observações descritas no texto são os elementos centrais destes artigos.

Elaboração de análises e avaliações

As Análises são as peças de opinião de equipamentos e de videojogos, por serem produtos de natureza elaborada com muitos elementos e tipos de utilização diferentes.

Nas análises procuramos responder a perguntas como: “Para quem se dirige?” ou “Vale a pena?”, tentando não cair num formato binário de aprovação ou desaprovação.

Quando possível, procuramos publicar críticas antes de lançamentos comerciais, dentro dos períodos estipulados pelas marcas. Fora desses períodos será dado o tempo suficiente para elaborar o melhor conteúdo, com o melhor testemunho possível.

A pontuação dada a videojogos e equipamentos utiliza uma escala decimal de 0.0 a 10.0, resultante de uma média de até 5 elementos ou características de cada tipo de produto.

Não havendo uma lista de elementos padrão, é o autor, que experimentou os ditos produtos que define quais são os mais importantes. Por exemplo: Em videojogos com foco narrativo, a História será um dos elementos de destaque, num simulador desportivo será a Jogabilidade, num sistema de áudio será o Som, e num ecrã a Imagem, entre muitos outros.

O valor final da avaliação de cada produto não deve ser comparado diretamente com outros, resultando numa qualificação individual, onde é a argumentação no texto que deverá, sempre, prevalecer.