Cuidado, anda a circular uma SMS fraudulenta relacionada com a EDP

por Echo Boomer

Já por várias vezes falámos no Echo Boomer sobre os diversos esquemas fraudulentos que vão surgindo, ora online ora offline, que tem como objetivo enganar os clientes. Táticas fraudulentas relacionadas com a Worten, Microsoft, Lidl, Continente, Facebook e até EDP.

Sim, a própria EDP, tendo em conta este flagelo, até já criou uma página com os diversos esquemas que vão aparecendo e que tentam enganar os utilizadores.

Depois de vos termos falado sobre um email falso que andava a circular, desta vez a fraude está a seguir via SMS.

Através de um número estrangeiro (neste caso é o +1 530-665-8728), é dito à pessoa que o recebe que se encontra com uma fatura em atraso da EDP, agradecendo o pagamento para evitar a suspensão do serviço. De seguida, dão os dados para pagamento, isto é, entidade, referência e montante.

Tentámos simular o pagamento na conta do nosso banco online, mas apenas indicou que o pagamento já tinha sido efetuado, o que quer dizer que alguém caiu no esquema. Ou isso ou, de facto, a situação foi denunciada.

É que é muito simples criar números estrangeiros e enviar SMS para números ao calha. Existem vários serviços online que permitem criar números estrangeiros. Além disso, também existem serviços que permitem criar depósitos via Multibanco, como a Neteller, uma empresa que fornece uma alternativa online para métodos de pagamento tradicionais.

Qualquer um pode criar uma conta na Neteller e, nas opções de depósito, escolher a opção Multibanco para serviço criar uma entidade, referência e montante a depositar. Provavelmente terá sido algo do género que aconteceu no caso desta burla.

Neste caso, o português utilizado na SMS nem estava mau de todo. Só que facilmente percebemos que é burla através do número estrangeiro que surge no ecrã do telemóvel.

Já sabem: desconfiem sempre destes SMS fraudulentos e, no caso de receberem emails estranhos, nunca abram os anexos.

Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: