Atenção, anda a circular um email falso da EDP

- Publicidade -

Todos nós conhecemos alguns dos perigos que surgem na Internet. Se não estivermos protegidos com um bom antivírus e firewall, além de minimamente informados sobre as mais recentes ameaças, corremos o risco de ter algum problema grave. Há também que ser algo desconfiado, claro.

Para quem recebe faturas eletrónicas dos serviços que tem de pagar, (Luz, água, gás, telecomunicações, pacotes de TV, Internet e telefone, etc) sabe que, por vezes, surgem certos emails cujo único objetivo é o de nos roubar dados privados ou encriptar ficheiros que só podem ser desbloqueados após o pagamento de uma certa quantia em dinheiro.

Desta vez, o mais recente esquema usa o nome da EDP. Através de um email que tem chegado a algumas pessoas, os criminosos fazem-se passar pela EDP Serviço Universal, garantindo ao cliente que este é elegível para receber um reembolso, havendo depois um link externo onde se tem de carregar para continuar o processo. Claro que não passa tudo de uma grande charada.

Fraude EDP
O tipo de email que anda a circular

Pela imagem que podem ver acima, é logo de desconfiar a linguagem utilizada no próprio texto do email, remetendo-nos para um português brasileiro. Depois, nunca, mas nunca, uma empresa como a EDP, ou qualquer outra, pedem elementos de caráter pessoal e/ou confidencial, como por exemplo dados para novas formas de pagamento ou reembolsos, através de uma mensagem de correio eletrónico.

Para os menos atentos, este tipo de esquemas de emails fraudulentos dá pelo nome de Phishing e “visa obter, de forma abusiva, dados pessoais através de mensagens que conduzem o utilizador a sites falsos, cópias fiéis daqueles a que acede habitualmente, solicitando a introdução de dados confidenciais”, segundo se pode ler no alerta emitido pela EDP no seu site.

Portanto, para se prevenirem ao máximo de este tipo de situações, devem sempre verificar o domínio do remetente do email, os links que aparecem no email e os próprios anexos. Muitas vezes são enviados ficheiros .zip em emails, pelo que nunca devem abrir estes ficheiros comprimidos. O melhor a fazer é enviar o email diretamente para a reciclagem e assim evitam ser vítimas de burla.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes