UEFA Euro 2024 e Final da Liga dos Campeões sem transmissão em 4K

- Publicidade -

A opção? 1080p com HDR.

Embora a grande maioria dos televisores atualmente no mercado contem com a resolução 4K, nem todo o conteúdo ainda está disponível nessa resolução. As plataformas de streaming, como a Netflix, “vendem” o seu conteúdo em 4K Ultra HD banhado a prata e a seleção na televisão linear é restrita. Os fãs de desporto, em particular, costumam olhar para esse prisma, e isso não será diferente neste ano de 2024, já que a UEFA confirmou que tanto o Euro 2024, como a final da Liga dos Campeões, serão transmitidos na resolução 1080p com HDR.

Essa decisão é um pouco surpreendente porque a final da Liga dos Campeões é transmitida em 4K desde 2015. O Campeonato Europeu também foi produzido várias vezes em 4K. E segundo o que está agora a ser revelado pelo IBC, atualmente as emissoras de eventos desportivos estão à procura de mais conteúdo em 1080p e HDR do que em 4K. É que a produção em 1080p com HDR é significativamente mais económica e tecnicamente menos complicada.

Além disso, apenas alguns canais transmitem em 4K. Assim, é relativamente pouco útil se a produção for feita em 4K, mas os programas só forem transmitidos em 1080p. Isso também ocorre porque, quando se trata de desporto em direto, poucos espectadores parecem dispostos a gastar dinheiro adicional para ter acesso a uma resolução 4K. Isso acontece porque a maioria das pessoas afasta-se um pouco dos seus televisores, fazendo com que a diferença de resolução acabe por nem ser muito significativa para o olho humano. No entanto, as coisas são diferentes quando se trata de HDR, já que o mesmo pode ser visto independentemente da distância que estamos do televisor.

UEFA Euro 2024 e Final da Liga dos Campeões a 1080p e HDR

Se olharmos além do futebol, as coisas parecem um pouco melhores: os Jogos Olímpicos, que este ano se vão realizar em Paris, por exemplo, serão na verdade produzidos em UHD com HDR e até com som 5.1.4. Mas isso provavelmente deve-se principalmente ao facto de existir uma procura correspondente por parte do Japão e dos EUA. Caso contrário, os representantes da indústria dizem que a transmissão de eventos desportivos em 4K geralmente apresenta um grande ponto de interrogação. Isso também se deve à mudança de hábitos de visualização.

Por exemplo, os espectadores mais jovens parecem estar menos propensos a querer assistir a jogos e grandes torneios e preferem consumir resumos curtos – mesmo em formato de vídeo vertical. Então talvez isso seja levado mais em conta na produção.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados