Android 15 vai contar com melhores proteções contra roubo.
O Google I/O este ano teve muitas atualizações interessantes, incluindo aquelas para os utilizadores de equipamentos Android. Entre as muitas novidades anunciadas temos o Espaço Privado, um recurso que promete melhorar o sistema operativo dos dispositivos de forma que o roubo seja reduzido ao mínimo e a segurança também possa ser aumentada.
As proteções mais recentes foram divididas em três níveis diferentes, e sempre com o intuito de tornar os dispositivos menos atraentes para os ladrões. A Google revelou como as atualizações nas proteções de redefinição de fábrica estão a ser feitas para que os invasores não consigam repor o dispositivo roubado com as definições de fábrica.
No outro extremo do espetro, a Google falou sobre a ativação de um recurso de tempo limite de ecrã mais longo que envolve o PIN ou a autenticação biométrica. Portanto, um ladrão que tenha detalhes, ou uma dica, sobre a vossa senha ou PIN, vai ver o sistema do dispositivo solicitar mais dados biométricos para que possa obter acesso ao dispositivo e/ou alterar detalhes e opções cruciais da conta do Google nas definições. Isso inclui uma alteração no PIN e, também, a desativação das PassKeys em locais que não são confiáveis.
Estas novidades, bem como o Espaço Privado, serão lançados em breve como parte de uma atualização para o Android 15.
Isso significa que, sempre que o dispositivo de um utilizador é roubado, eles podem encontrar uma série de novas possibilidades, como bloqueios para deteção de roubo. Isso alerta os utilizadores quando o dispositivo é removido das suas mãos. Da mesma forma, sensores estão presentes para bloquear telefones quando uma pessoa tenta roubá-lo, e fugir.
Theft Protection vai proteger o Android contra roubo
Também ficámos a conhecer um pouco mais o sistema de deteção de bloqueio que funciona offline e entra em ação quando uma pessoa rouba o telefone e desliga o mesmo. Isso é feito para impedir que alguém tenha acesso aos dados pessoais pessoais dos utilizadores.
A boa notícia é que todos estes recursos ficarão disponíveis em todos os equipamentos com o Android 10, ou superior, através de uma atualização do Google Play que chegará mais perto do final de 2024.