Torres Novas: ampliar e remodelar as Piscinas Municipais Fernando Cunha vai custar mais de 1 milhão e meio de euros e parte do jardim

- Publicidade -

O projeto prevê o aproveitamento de parte do jardim para a ampliação das piscinas. No plano estão a construção de novos tanques, bar, instalações sanitárias e receção.

Da mais recente reunião camarária da Câmara Municipal de Torres Novas, a 8 de novembro, saiu o plano há muito falado para a ampliação e remodelação das Piscinas Municipais Fernando Cunha. A intervenção, agora aberta a concurso público, tem um orçamento no valor de 1660993 euros + IVA, e o prazo de execução proposto é de 365 dias.

De acordo com a informação disponibilizada no site institucional, o projeto prevê a requalificação quase completa da zona exterior das atuais instalações, com a construção de novas piscinas e o aumento da zona de lazer. Vai, também, ser criada uma nova entrada direta para as piscinas exteriores, com uma nova receção e instalações sanitárias. O espaço interior vai também ser intervencionado.

O marco das Piscinas Municipais Fernando Cunha, as tão conhecidas piscina e torre de saltos, vão ser reabilitadas. Dentro do atual tanque vai ser construída uma nova piscina, e a torre vai ser conservada, mas passa a ser inutilizada. Vai ser criada uma nova piscina exterior para adultos, com uma piscina para crianças/bebés incorporada, desaparecendo a atual piscina infantil. Prevê-se, ainda, a criação de uma entrada de acesso exclusivo a utilizadores das piscinas exteriores.

A área de lazer das piscinas também vai sofrer alterações, aumentando para cerca de 465 m2, com a criação de um deck suspenso. No exterior do edifício existe um espaço junto ao rio que serve de casa de máquinas e arrecadação que será transformado em bar de apoio aos utilizadores da piscina. A novidade é que o novo bar poderá ser, também, utilizado por pessoas que não frequentem as piscinas, através da criação de uma entrada independente.

A área ajardinada junto ao rio vai ser reabilitada e a margem do rio, junto ao edifício das piscinas, limpa e preservada com um trabalho de engenharia natural. Vai, ainda, ser colocado um cais para barcos, com acesso independente às piscinas.

O interior do edifício vai ser pintado, e os balneários de apoio às piscinas intervencionados, com o aumento do número de chuveiros e a instalação do sistema economizador de água. Serão feitas novas casas-de-banho para pessoas com mobilidade condicionada, e todos os cacifos serão substituídos por novos. O estúdio 3 será transformado em balneário para crianças e será ainda prolongada a zona de bar do piso 1.

piscinas torres novas novo plano 2

Além do que foi mencionado anteriormente, estão previstas mais algumas intervenções, tais como:

  • Requalificação dos balneários existentes onde se inclui a reparação de portas e vãos degradados e substituição de redes de águas, esgotos, eletricidade e telecomunicações;
  • Substituição de elementos metálicos oxidados dentro da nave principal;
  • Reparação da cobertura, membrada e estrutura;
  • Ampliação da zona de lazer/café;
  • Implementação de medidas de auto proteção em todo o complexo;
  • Substituição de iluminação para “led” em todo o edifício;
  • Instalação de grupo hidropressor para aproveitamento da água dos tanques de compensação para a rede de rega do jardim das Rosas e do jardim romântico da Av. João Martins de Azevedo;
  • Iluminação exterior decorativa das piscinas atuais;
  • Modernização dos equipamentos de recirculação e tratamento de águas em termos de eficiência.

No último trimestre do ano passado, as Piscinas Municipais Fernando Cunha já tinham estado encerradas para obras que visavam a eficiência energética do espaço. Na lista de intervenções futuras do município estão ainda a construção da nova Unidade de Saúde de Torres Novas, a requalificação da Ponte do Lamego, a intervenção na Urbanização Cimo da Vila e no Rio Almonda ou o Projeto Vila.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados