Torres Novas: o rio Almonda é grande aposta da câmara, com novas praias fluviais e um novo percurso pedonal

- Publicidade -

A zona de lazer da Ribeira Ruiva, já utilizada como praia fluvial pela população, vai ser reabilitada.

Há muito que a zona junto à ponte que separa as localidades de Ribeira Ruiva e Ribeira Branca, no concelho de Torres Novas, é utilizada como praia fluvial pelos locais, em alturas de mais calor.

Apesar dos esforços dos últimos anos para tornar a zona mais segura e apetecível, até agora Torres Novas não tinha qualquer área de lazer a que pudesse chamar “praia fluvial”. Porém, o município já prometeu que, em breve, isso irá mudar.

Conforme anunciado nas redes sociais, Torres Novas vai avançar com a requalificação daquela área, mais concretamente da zona envolvente ao rio Almonda, junto à ponte e ao açude. A empreitada, no valor de cerca de 100.000€, vai iniciar brevemente e espera-se estar concluída num prazo de 90 dias.

Na lista de trabalhos a realizar está a criação de uma zona de lazer fluvial ali e o “arranjo dos espaços exteriores envolventes à estação elevatória numa área de 345m²“. Vai ser possível, em breve, chamar-se “praia fluvial” àquela zona. Mas não só.

O objetivo, diz o município, é “transformar o espaço numa praça de utilização pública, dotando o local de mais mobiliário urbano e com novas lógicas de circulação“, assim como “o rio Almonda num espaço balnear de excelência, com vista à criação de novas praias fluviais no concelho“.

Em declarações ao jornal Médio Tejo, o vice-presidente da Câmara Luís Silva reforçou que “as zonas de lazer fluvial são uma aposta do Município de Torres Novas”, e que, até ao final do mandato, em 2025, pretende “formalizar outros espaços, eventualmente em Zibreira e na cidade“.

O rio Almonda é prioridade nos próximos tempos

A Câmara de Torres Novas vai, em breve, iniciar a construção do Corredor Ecológico do Almonda. A empreitada, no valor de cerca de 450.000€ e com prazo previsto de 210 dias, divide-se entre a limpeza do leito e margens do rio, assim como a estabilização das mesmas, erradicação de espécies vegetais invasoras e requalificação da galeria ripícola e da vegetação das margens.

O projeto inclui ainda a criação de um percurso pedonal e ciclável ao longo do rio “que permita a conexão de vários locais do concelho, em particular entre a zona do Mercado Municipal e a zona próxima da NERSANT e da autoestrada da Beira Interior (A23/IP6)“, como pode ser lido no website institucional. Este percurso pretende aproximar os torrejanos do recurso natural que é o rio Almonda, com recurso a espaços de descanso e estadia e observação da natureza.

Fotografia: Facebook Município de Torres Novas

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados