Ponte do Lamego vai ser substituída em Torres Novas

- Publicidade -

E há outras novidades.

Aconteceu, esta quarta-feira, dia 18 de janeiro, mais uma reunião na Câmara Municipal de Torres Novas. E existem alguns pontos importantes a destacar.

Um deles diz respeito à Ponte do Lamego, que vai ser demolida para dar origem a uma nova ponte metálica suspensa, rodoviária e com acesso pedonal.

A proposta, aprovada por maioria, com o voto contra do MPNT e a abstenção do PPD/PSD CDS/PP, tem um valor estimado é de 296.082,74€ acrescidos de IVA, sendo que ainda não existem prazos para o lançamento do concurso, nem sequer uma possível conclusão da obra.

Outro ponto importante diz respeito ao lançamento do concurso público para a requalificação urbana da Rua da Várzea/Acesso ao Nersant (Rua Cancela do Leão) e rotunda envolvente.

A rua da Cancela do Leão integrou durante várias décadas o troço da Estrada Nacional 3 e até à construção do IP6, atual A23, correspondia a uma das vias privilegiadas para entrada e saída de Torres Novas. Com a sua desafetação da EN 3, a via transformou-se num arruamento secundário de acesso à zona de atividades económicas da Cancela do Leão, espaço composto por parque habitacional, escolar e empresarial. A necessidade de repavimentação da rua abriu a oportunidade de levar a esta zona da cidade a rede ciclável, assim como a uma profunda alteração e requalificação das infraestruturas da mesma.

A intervenção pretende dotar o arruamento de ciclovia bidirecional, de canais pedonais mínimos de 150 cm de largura, requalificação da rede de águas, de pluviais, esgotos domésticos, ITUR, assim como a rede de iluminação pública e finalmente a repavimentação do arruamento com a construção de uma nova rotunda na zona sul no acesso à Nersant. O objetivo é a requalificação do espaço público através da melhoria das infraestruturas públicas e da rede viária, uma vez que estas vias apresentam sinais evidentes de degradação e sub-dimensionamento, em termos viários e pedonais e de áreas verdes, equipamentos e demais infraestruturas.

Os trabalhos previstos envolvem o reperfilamento da atual rua da Cancela do Leão (incluindo a materialização de passeios e ciclovia bidirecional), a substituição da camada de desgaste na via de acesso à Nersant, mas também, a implementação de uma nova rotunda de raio exterior igual a 15 metros, de modo a fazer uma interligação adequada entre os arruamentos projetados.

O orçamento da empreitada totaliza 719.439,18€ acrescidos de IVA à taxa legal em vigor, sendo o prazo de execução proposto de 300 dias.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes