Cinco anos após a catástrofe, Catedral de Notre-Dame irá reabrir em 2024

- Publicidade -

Como foi prometido por Emmanuel Macron, agora quem o garante é Rima Abdul Malak, Ministra francesa da Cultura.

Um pouco por todo o mundo as lágrimas caíram e os suspiros de espanto fizeram-se ouvir quando, em 2019, um violento incêndio destruiu a Catedral de Notre-Dame, um dos ex-libris de Paris. Desde essa altura, o monumento está, obviamente, encerrado para restauro.

Rima Abdul Malak, Ministra da Cultura de França, afirmou esta semana que a fase de limpeza do projeto de restauração já terminou, permitindo que o trabalho de reconstrução começasse no final do verão. A Ministra também lançou a boa novidade de que a Notre-Dame irá reabrir aos turistas e os fiéis durante o ano de 2024. “Estamos confiantes de que 2024 será o ano em que grande parte desta obra será concluída, o ano da reabertura da catedral aos fiéis e ao público“, disse Malak ao visitar o local.

A catedral será restaurada considerando o seu projeto anterior, incluindo a torre de 96 metros projetada pelo arquiteto Eugene Viollet-le-Duc em meados de 1800.

Após a conclusão da fase de segurança em 2021 e dos trabalhos de limpeza do interior da catedral, o restauro envolve principalmente a reconstrução da estrutura de madeira do telhado, as abóbadas e a torre. Recorde-se que, logo após o incêndio, Emmanuel Macron, o presidente francês, disse que a catedral — que remonta ao século XII — seria reconstruída e prometeu a sua reabertura até 2024, ano em que a França irá receber os Jogos Olímpicos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados