- Publicidade -

O titã do Wrestling finalmente acordou com aquele que é o melhor capítulo da saga WWE 2K, em muito tempo.

A mais famosa saga de Wrestling passou por um longo momento conturbado no final da última década, que só piorou durante a pandemia, que levou inclusive a ser feito um ano de hiato para reorganizar as ideias sobre o futuro da saga. Em 2022 referia que a saga estava no caminho certo e, dois anos depois, parece que chegou a bom porto.

Não estou, de todo, a exagerar quando digo que WWE 2K24 se destaca como um lançamento histórico dentro do universo de jogos de vídeo de Wrestling, quer para fãs de longa data, como para jogadores casuais. O desenvolvimento continua a estar entregue à 2K Games e à Visual Concepts, que finalmente acertaram na fórmula, construindo esta edição sobre as bases sólidas dos projetos antecessores.

A grande estrela deste jogo é, sem sombra de dúvidas, o modo Showcase, que celebra os 40 anos da Wrestlemania, ilustrando a rica história do maior evento dentro deste universo. Este modo serve de viagem nostálgica para os fãs mais afincados e de lição de história para quem quer entrar neste universo e apanhar o fio à meada. Através da inclusão de combates emblemáticos, com lutadores icónicos e protagonistas de momentos épicos, este modo faz uma mistura entre formato jogo de vídeo, onde seguimos diretivas, e arquivo vídeo, que o complementam. Desta forma, temos controlo sobre determinados momentos do combate em causa, seguindo diretivas e desbloqueando a cinemática a demonstrar o que aconteceu na vida real. A atenção ao detalhe e perfeccionismo com as transições suaves e a dedicação dos produtores para desenvolver um produto que honre o legado deste evento é admirável. O resultado final é uma experiência imersiva e espetacular, enquanto vamos aprendendo a dominar os controlos do jogos em inúmeras situações particulares, ao seguir as diretivas.

Mas desenganem-se se acham que WWE 2K24 é apenas um jogo que se agarra à nostalgia para subsistir. Com a melhoria mais radical dos últimos anos, o modo General Manager ganhou um novo estofo, que agora está mais completo que nunca, mas sem entrar em confusões desnecessárias. Para além disso, este jogo traz novos modos de combate, entre os quais Guest Referee, Casket, Gauntlet e Ambulance e, para além disso, os Backstage Srawls passam a suportar mais Superstars. Portanto, dos combates tradicionais aos mais criativos e intensos, existe entretenimento para todos os entusiastas de Wrestling.

Nada disto seria possível sem uma das características mais importantes de qualquer jogo: a jogabilidade. Já jogo disto desde 2005 e digo com certezas que o balanço entre o detalhe do realismo e o poderia da ação em estilo arcade nunca esteve tão perto da perfeição. A fluidez do combate, juntamente com uma enorme variedade de movimentos, combos e estratégias disponíveis, faz com que todos os combates sejam mais dinâmicos e excitantes. Quer a voar de um dos cantos, a usar a cordas para fazer um power move ou a puxar de um grapple após um combate disputado, as mecânica de combate são deveras intuitivas e, ao dominá-las, muito recompensadoras – saber jogar compensa em muito!

Visualmente, enquanto sou fã das animações dos lutadores e do detalhe das arenas, que capturam bem a experiência do espetáculo, acho que ainda há espaço para tornar o público mais reativo e assíncrono, entre outras pequenas melhorias de inconsistências gráficas. Todavia, a verdade é que o foco está no que se passa na arena de combate e, aí, não tenho nada a apontar, até porque a maioria dos lutadores estão muito bem caracterizados.

A nível de modos de jogo, para além do sensacional Showcase (que é o grande destaque do jogo) e do expansivo MyGM que já referi acima, existe ainda as histórias imersivas do MyRise, que se divide em dois arcos diferentes: O Undisputed e o Unleashed. Pessoalmente prefiro do Undisputed, mas creio que vai do gosto de cada um, dado que as duas histórias são como água e azeite. Já o modo MyFaction continua a não ser o meu copo de chá, por isso não me vou pronunciar sobre ele.

Mesmo sabendo que WWE 2K24 não é um jogo perfeito, o que o puxa para baixo é completamente insignificante face ao que o eleva. Com uma lista de lutadores invejável (mais de 200 diferentes), tipos de combate diversos e modos de jogo deveras imersivos, esta edição de WWE cria um novo padrão de qualidade para os vídeo jogos do género.

Posto tudo isto, WWE 2K24 é um jogo obrigatório para os fãs da WWE e do wrestling em geral e um jogo essencial para os aficionados de jogos de combate. Seja pelo modos de jogo, a jogabilidade espetacular e o capricho em honrar a rica história dessa organização conhecida pelo mundo inteiro, este jogo já não se escapa de um lugar de destaque nesta já longa história que começou em 1989, com WWE Wrestlemania para a Nintendo Entertainment System (NES). Quando a vocês, que eventualmente venham a seguir a minha recomendação, quer estejam a reviver momentos clássicos da WrestleMania ou a criar novas memórias dentro do ringue, estou certo que este jogo vai deixar marca de uma experiência inesquecível, que vos vai querer ver o que a 2K Games e a Visual Concepts têm em mente para 2025 – fica o desejo que continuem a corresponder.

Recomendado - Echo Boomer

Cópia para análise (versão PlayStation 5) cedida pela InfoCapital.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados