Já o dissemos aqui várias vezes, mas nunca é de mais salientar que as burlas online estão ao rubro. Há muita gente a ser enganada via MB Way e graças também a SMS fraudulentos, e o Portal da Queixa tem sido inundado com reclamações. Não é, por isso, de admirar, que a empresa e o OLX tenham decidido unir esforços para combater as burlas online, numa parceria que conta também com o envolvimento da Associação Começar Hoje.
O objetivo é, lá está, trocar informações e sinergias entre as duas entidades, com o propósito de se criarem mecanismos de aprendizagem que ajudem os consumidores a evitarem este tipo de situações ou a minimizarem o impacto psicológico e económico das mais variadas burlas existentes.
Burlas online fazem reclamações disparar
Em 2019, o Portal da Queixa recebeu 3.450 reclamações relacionadas com burlas, mais 13% do que em 2018, ano em que pouco ultrapassavam as 3,000. A avaliar pelos números do início deste ano, as ocorrências não dão sinais de abrandar.
Em janeiro de 2020, registaram-se 330 reclamações, o que significa um aumento de 19% quando comparadas às 277 verificadas em janeiro do ano passado. Todos os dias o Portal da Queixa recebe, em média, 10 casos relacionados com burlas ou esquemas de fraude que lesam os consumidores.
Entretanto, não se esqueçam de ler este artigo que fala sobre as burlas relacionadas com MB Way, e fiquem também alerta com estas dicas para nunca serem enganados.