Windows 10: Microsoft revela o alto preço a pagar pelas atualizações de segurança estendidas

- Publicidade -

Mas o fim, esse, está para breve.

Já todos devem saber que a Microsoft irá deixar de fornecer suporte ao Windows 10 a partir de 10 de outubro de 2025. Aliás, a empresa irá deixar de dar suporte para os utilizadores em geral, mas as empresas poderão continuar a beneficiar de atualizações… desde que paguem (e bem) pelas mesmas.

Agora, e ainda a ano e meio do fim do suporte do sistema operativo, a empresa revela o valor que terá de ser pago para aderir ao chamado Programa de Segurança Estendida do Windows 10.

Através do seu blog, a Microsoft revela que irá cobrar 61 dólares por computador e por ano, com um máximo de 3 anos. Ou seja, o Windows 10 irá perder totalmente o suporte em outubro de 2028 e, para receber suporte durante esses 3 anos, as empresas vão precisar de pagar 183 dólares por computador.

Como já havia revelado, o programa terá uma duração de três anos e aqueles que planearem aderir posteriormente terão de pagar pelo período anterior, pois cada atualização é cumulativa e inclui todas as correções de segurança lançadas anteriormente. Os administradores de TI poderão inscrever dispositivos com Windows 10 no programa utilizando o método tradicional de ativação 5 por 5 com uma chave de 25 caracteres.

Se uma empresa utiliza soluções de gestão atualizadas baseadas na nuvem, pode beneficiar de uma oferta especial que lhe dá direito a um desconto de 25%. A promoção permite que as empresas garantam o primeiro ano de ESU por 45 dólares por utilizador (até cinco dispositivos).

Por fim, o Programa de Segurança Estendida do Windows 10 será gratuito para empresas que utilizam o Windows 365 para aceder aos PCs com Windows 11 baseados em nuvem. O ESU está incluído no licenciamento do Windows 365 com compromisso de um ano.

Programa de Segurança Estendida do Windows 10 não será barato

A Microsoft afirma claramente que as empresas não devem considerar o Programa de Segurança Alargada uma solução a longo prazo. Em vez disso, a Microsoft recomenda utilizá-lo como uma “ponte temporária” durante a transição para uma versão mais recente e compatível do Windows.

Curiosamente, a publicação do blog não menciona “clientes regulares”, que também poderão inscrever-se no Programa de Segurança Estendida. A empresa provavelmente anunciará todos os detalhes, preços e regras numa publicação separada, que deverá ser disponibilizada em breve.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados