Desassossego… Mas não muito: um restaurante tranquilo, quase a paredes-meias com a Casa Fernando Pessoa, que vale mesmo a pena conhecer

- Publicidade -

A casa e as pessoas fazem-nos sentir bem, os preços são bastante acessíveis. Experimentem!

Desassossego é o conceito certo para quem quiser experimentar as influências modernistas da gastronomia com que este restaurante, acabado de inaugurar em janeiro, nos recebe. Contíguo ao pátio interior da Casa Fernando Pessoa, o Desassossego é, entenda-se, um espaço bem calmo e tranquilo onde poderão encontrar pratos com personalidade múltipla, isto é, cosmopolitas e de inspiração internacional, mas também a nostalgia das boas iguarias reencontradas e degustadas com prazer, ao lado de uma parede de livros a fingir que dá uma tónica completamente real a um ambiente acolhedor. Podem visitar no site do Grupo, o Maria Food Hub, mas nós damos-vos aqui a resenha toda de que precisam… para abrir o apetite.

Se Fernando Pessoa ainda por cá andasse, não ia prescindir de um bom café nem procrastinar noutro espaço mais agradável e cosmopolita, mesmo em cima da casa que onde viveu o último quartel da sua vida, senão aqui mesmo, em Campo de Ourique, no Desassossego, um espaço que todos devem vir visitar. O Desassossego é ótimo para refeições breves e ligeiras, a começar pelos seus pregos e pelos menus Brunch, onde temos uma variedade de inspirações com pratos como Shakshuka Maria, passando pelos menus da generosa secção Vamos Dividir? (dedicada a Maria Bao), ou por pratos bem portugueses e, ao mesmo tempo, muito ecléticos, como o Bacalhau no Forno, e a acabar nos hambúrgueres e opções vegan. Enfim, há muito por onde escolher e se deliciarem, como vamos ver.

São igualmente bem-vindos os nossos amiguinhos de quatro patas, o que já vai sendo mais do que esperado num país europeu desenvolvido, acompanhados dos seus donos, claro está, seja para uma refeição demorada ou ligeira, ou para uma breve paragem, para um cocktail de assinatura. Kombuchas, um naipe de sumos naturais, torradas ou brioches com bons queijos derretidos ou marmelada, vale tudo quanto é delicioso para se ter um pequeno-almoço cheio de sabor e equilibrado, ou um verdadeiro brunch em que podem entrar frango ou saborosas panquecas com os mais variados ingredientes e sabores. Miguel Leal, o sócio-gerente, recebe os clientes com a enorme simpatia, provando por que se têm multiplicado nos comentários online os elogios de excelente acolhimento e boa comida deste restaurante cuja discreta entrada, pela rua Coelho da Rocha, número 18, parece passar ainda um pouco despercebida.

Quem quer que entra sente logo a marca de uma casa cosmopolita que nos põe confiantes e à vontade com aquele misto de charme e descontração que inunda este antigo e castiço bairro lisboeta.

Miguel começou por nos recomendar um vinho tinto alentejano, o Monte dos Cabaços, de 2011: cor granada, aromas a ginja, menta e tabaco, um vinho intenso e equilibrado. Em matéria de cocktails, também não nos deixou ficar mal, provámos dois: o Mary Ann Smith Jade, com gin, poejo, limão e maçã verde, e o Pyrus Gaspar, algo bem mais spicy, sem dúvida, com tequilla, licor ancho chili (um licor de infusão de pimenta do México) e pera, mas ideal para aqueles que procuram paladares bem picantes, sendo particularmente interessante para acompanhar, por exemplo, uma entrada leve, como a Tosta de Guacamole, uns cogumelos Portobello ou uma Burrata Trufada.

Por falar em entradas, começámos com outras duas sugestões que são, coincidentemente, as mais baratas da carta, mas que provámos para testar o que valem e, podemos dizer, valem bem a pena! São elas o Duo de couves do outono, com couves assadas com bacon, e a Beringela no Forno, uma delícia recheada com sultanas douradas, nozes e pesto maria, o famoso molho cuja pedra de toque é o manjericão, o parmesão e pinoli (ou nozes).

Mas isto não fica por aqui. Temos também, dentro da inspiração asiática, o Porco desfiado, com kimishi ou kimshi mayo (salada de repolho e maionese de kimishi), o Atum com pickles de beterraba e molho sésamo, o Ceviche de atum asiático (atum, cebola roxa, pimentos assados, manga, malagueta, molho de sésamo), ou a Salada de polvo com chouriço assado, para não falar no Pica-pau da Vazia, no tradicional Prego do Lombo ou de Atum e no Camarão alhado, pratos que podem ser servidos com pão de massa mãe ou bolo do caco de coentros e alho, com molho chimichurri.

Para os menus de jantar entramos noutro domínio, mas igualmente delicioso. Em oferta de pratos de peixe, temos um belo Atum braseado, que leva molho chimichurri, arroz de limão e vegetais assados, e o Bacalhau no forno confecionado com pesto maria e mini salada. Também estão disponíveis os pratos de carne, a saber: um mais que delicioso Porco desfiado & queijo da serra da estrela, que provámos e podemos afiançar que é de comer e chorar por mais. Este prato vem magnificamente servido com um vazinho (tal e qual) de batatas fritas XL, pão brioche e coleslaw.

Há, também, o Bife do lombo alentejano, servido com molho pico de galo à Maria, batata gratinada e mini-salada.

A ombrear com um especioso Magret de Pato, que leva passas douradas, redução de vinho do Porto e vinagre balsâmico e batata gratinada, há um prato vegetariano, o Chawan dos anjos. Este é acompanhado por uma porção de arroz thai, legumes assados e mini salada. Se forem do género de apreciar uma dupla dose de acompanhamentos, não hesitem, têm vários à escolha: Salada mix com wakame, cebola roxa, tomate cherry, Quinoa temperada, Vegetais da época assados e um Couvert de pimentos assados e queijo feta cremoso.

É chegado o capítulo dos Bowls, onde constam quatro opções: Maria Poderosa (edamame, com alga wakame, tomate cherry, cebola, gengibre, manga e tofu fumado), o Frango com molho teriyaky; para os amantes de marisco, o Camarão salteado em alho; e, ainda, o Polvo algarvio & wasabi (Edamame, alga wakame, tomate cherry, cebola e gengibre).

Na pasta Hambúrgueres, todos servidos com deliciosas batatas fritas, encontram-se o Maria dúplice (um hambúrguer duplo com queijo cheddar, pão de brioche e molho barbecue), o Barrosã d.o.p burger (servido com, claro está, com bife barrosã, pão de brioche, molho azul ou cheddar). Há a Carne & cogumelo fresco, servida em pão de brioche com molho de queijo azul, e o Beyond meat vegan burger (um hambúrguer de proteína de ervilha servido em pão vegan, com queijo vegano e molho chimichurri).

Mas nem todos querem comer tanta carne… Para esses, há as ótimas Saladas. Aí, então, temos várias por onde escolher: as de Quinoa & tofu, Quinoa & chicken, a de Polvo alhado, a de Rúcula, alface icebergue, espinafres, soja, edamame, alga wakame, sementes de sésamo e nozes, a de Rúcula, grão-de-bico, alface icebergue, espinafre, molho chimichurri e, para terminar, um Bacalhau & ovo escalfado.

No fim de todas estas delícias à escolha, peçam a carta de sobremesas e saboreiem-nas com bom gosto. O certo é que não têm por onde falhar. Há Tarte de lima, Tiramisu da Karla, Merengue de limão, Mango e chocolate branco, Tarte de chocolate e caramelo salgado e Cheesecake de maracujá.

Mas não acabou ainda. Além de tudo isto, ainda há outros doces para provar, como sejam os Bolos. É o caso do Bolo de cenoura & nozes, Bolo de cenoura & creme de queijo, o Financier, o Doce de Chocolate e mascarpone e um Bolo de Berlin & creme de “ovo”. Provámos um delicioso Tiramisu e uma outra sobremesa, de que falamos agora, a Malahabia de Laranja & Pistácio. Esta é um doce 100% vegan, que vale a pena experimentar, por ser uma delícia, embora sem açucar. Leva por cima sementes naturais, entre elas, como o nome indica, raspas de laranja e pedaços de pistácio – nada mais saboroso!

A casa e as pessoas fazem-nos sentir bem, os preços são bastante acessíveis. Experimentem. Aberto todos os dias, o Desassossego espera por vocês e, caso queiram reservar mesa, basta ligar para o número 213960961.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados