Os estúdios da PlayStation foram os distribuidores dos jogos mais aclamados do ano.
A Sony Interactive Entertainment, ou os estúdios da PlayStation para os amigos, foi a distribuidora com a melhor média de pontuação de jogos lançados em 2022, de acordo com o agregador de críticas Metacritic.
Esta conquista colocou a PlayStation acima da Paradox Interactive, Activision Blizzard e Focus Entertainment, saltando um lugar face à segunda posição do ano passado.
Esta média de pontuações inclui não só o lançamento de jogos de alto calibre como God of War Ragnarok, Horizon Forbidden West ou Gran Turismo 7, todos lançados para PlayStation 5 e PlayStation 4, mas conta também com as pontuações dadas às conversões para PC, como God of War ou os jogos de Marvel’s Spider-Man.
No que toca à concorrência direta da PlayStation, que surge no topo da tabela com uma média de 85.6 pontos, a Nintendo, apesar de imensos lançamentos, aparece fora do Top 10, mais precisamente em 12º lugar, com uma média de 78.6 pontos. Já a Microsoft/Xbox, por ter tido um ano bem calmo, não chegou a entrar na lista dos 45 distribuidores.
Em grande destaque na lista surge a Paradox Interactive, que o ano passado não constou da lista, e aparece agora em segundo lugar, apesar de ter tido poucos, mas sólidos lançamentos com críticas, como Stellaris, Vampire: The Masquerade – Bloodhunt ou Crusader Kings III: The Royal Court.
Já a Bandai Namco, que nos trouxe aquele que é considerado por muitos o melhor jogo do ano e o mais aclamado de sempre, Elden Ring, surge no 24º lugar da lista.
Podem conhecer a lista completa aqui e os 10 primeiros lugares aqui em baixo
- Sony Interactive Entertainment – 85.6 (ano anterior: 2º lugar)
- Paradox Interactive – 81.6 (ano anterior: fora da lista)
- Activision Blizzard – 76.5 (ano anterior: 4º lugar)
- Focus Entertainment – 80 (ano anterior: 17º lugar)
- Take-Two – 78.9 (ano anterior: 27º lugar)
- Capcom – 78.6 (ano anterior: 6º lugar)
- Sega – 79.3 (ano anterior: 8º lugar)
- Annapurna Interactive – 79.2 (ano anterior: 18º lugar)
- Humble Games – 76.8 (ano anterior: 3rd)
- Devolver Digital – 78.3 (ano anterior: 11º lugar)