Corsair HS80 RGB Wireless

- Publicidade -

Extremamente confortáveis, bem construídos e com a entrega de uma ótima experiência sonora, os Corsair HS80 RGB Wireless surpreendem, especialmente para quem procura uma solução destas com qualidade, abaixo dos 150€.

Por vezes, para procurarmos o periférico perfeito para as nossas necessidades, não temos que nos concentrar nas ofertas mais recentes. E num mercado em constante evolução, as novidades dos catálogos de tecnológicas – como a Corsair – são, por vezes, iterativas, criando-se assim a oportunidade de explorar soluções já existentes, agora ainda mais acessíveis.

Enquanto que a Corsair já conta com uma versão melhorada dos auscultadores Corsair HS80 RGB Wireless, os Corsair HS80S MAX Wireless, hoje dedicamo-nos ao modelo original, bem mais acessível, mas atualizado o suficiente para nos garantir uma fantástica experiência a nível de conforto, versatilidade e, claro, qualidade áudio.

Conforto, versatilidade e qualidade áudio são os aspetos mais importantes que considero sempre que pego num novo par de auscultadores, e assim que tirei os Corsair HS80 RGB Wireless da caixa, senti imediatamente que ia ficar bastante satisfeito com esta solução de 2021, que ainda não tinha tido a oportunidade de experimentar.

Imediatamente fiquei encantado com o design dos Corsair HS80 RGB Wireless, que revelam o quanto a linguagem visual da Corsair evoluiu nestes últimos anos, na sua estratégia de trazer mais opções não só para jogadores, mas criadores de conteúdo e utilizadores com alguma maturidade e classe.

Os Corsair HS80 RGB Wireless parecem uma modernização dos tradicionais auscultadores de aviador, misturando linhas retas e cantos arredondados, onde se destacam as duas cúpulas de quatro lados, sendo o inferior um pouco mais angular, atirando pela janela aquela imagem que temos pré-concebida de um equipamento “gaming” e abraçando o lado mais sóbrio e funcional.

São um par de auscultadores bem encorpados, que preenchem as mãos, com cúpulas que guardam os seus drivers de 50mm rotativas, dando alguma flexibilidade no manuseamento, com um ângulo de rotação ideal para repousar na mesa, mas infelizmente pouco confortável de repousar ao peito devido ao braço do microfone e à pressão criada da sua banda.

Por falar em banda, a Corsair optou aqui por usar um sistema de apoio pouco comum, mas que confere um conforto excecional do uso de auscultadores, ao usar uma segunda banda elástica flutuante e ajustável de apoio, que alivia a pressão e o peso efetuado pelo arco da banda principal, resultando numa sensação de apoio e leveza imbatível. Para ajudar nesse conforto, temos também as suaves almofadas macias de encosto, que abraçam as nossas orelhas, deixando-as “respirar”, sem conferir aquele sentimento de aperto claustrofóbico de outros auriculares, particularmente os mais redondos.

Ainda a nível de design, os Corsair HS80 RGB Wireless contam com um microfone agarrado no lado esquerdo. Por norma não costumo ser fã de auscultadores com microfone não destacável, mas este modelo usa o design das cúpulas em sua vantagem, com o microfone omnidirecional rotativo a esconder parcialmente a sua existência quando colocado ao alto, desligando-se e ligando-se automaticamente dependendo da posição.

No que toca a ligações, os Corsair HS80 RGB Wireless não são os mais completos que encontramos, mas contam com o suficiente. Numa lógica de “menos por vezes é mais”. Assim, também no lado esquerdo, contamos apenas com uma ligação USB, que serve para carregamento e para uma utilização por cabo – com a vantagem de desbloquear uma maior fidelidade sonora, a 24 bits/96kHz, em vez dos 24 bits/48kHz na utilização sem fios -, e temos os controlos compostos por uma roda de volume e botão de power.

Os materiais de construção dos Corsair HS80 RGB Wireless ajudam a terminar as excelentes boas impressões, com ótimos acabamentos e utilização de plásticos de alta qualidade, que conferem ao produto uma qualidade muito premium.

O som dos Corsair HS80 RGB Wireless faz justiça a todas as expectativas aqui criadas, com um perfil de som morno, claro e com um ótimo palco sonoro, aberto e amplificado, muito graças aos drivers de 50mm, cuja dimensão afeta também as cúpulas que deixam o ouvido respirar. Em música de alta fidelidade, o som é consistente e rico, e faz um excelente trabalho em conteúdos estéreo. Ao contrário de outros produtos semelhantes, a Corsair não parece preocupada em amplificar artificialmente os baixos, o que ajuda na claridade sonora, e em volumes elevados raramente senti sinais de distorção de som.

Para outros conteúdos mais dinâmicos, como filmes ou jogos, os Corsair HS80 RGB Wireless tiram partido de tecnologia Dolby Atmos, poupando-nos assim de configurações extra. O resultado é fenomenal, oferecendo um som rico e extremamente imersivo em jogos que tirem partido da tecnologia, como Cyberpunk 2077, Forza Motorsport ou Halo Infinite, a título de exemplo, pelas suas fantásticas produções áudio.

Tudo isto é, de alguma forma, válido também na PlayStation 5, onde os Corsair HS80 RGB Wireless são compatíveis graças à sua pen de transmissão incluída com tecnologia Slipstream Wireless, que não só promete uma ligação sem latência, como uma ligação estável de altíssima qualidade, que tira também partido da solução de áudio espacial da PlayStation 5, o Tempest 3D AudioTech, garantido assim a utilização de uma das capacidades exclusivas da consola da Sony – um aspeto que já me fez considerar trocar os PlayStation Pulse 3D que costumo usar, pelos Corsair HS80 RGB Wireless.

Voltando ao computador, temos a oportunidade de criar os nossos próprios perfis de equalização, ou usar um dos vários propostos, algo que não senti grande necessidade. Isto é feito pelo software unificado iCue, onde é possível também alterar a cor do logo em LED, configurar o microfone com compatibilidade nativa com o NVIDIA Broadcast e, para mim o mais essencial, verificar o nível de bateria dos Corsair HS80 RGB Wireless… naquele que é o aspeto menos positivo desta experiência.

Através do software oficial, não é muito fácil de perceber o nível de bateria que os Corsair HS80 RGB Wireless têm. O indicador não usa percentagem, nem guia numérico, com um pequeno ícone na barra de ferramentas a dizer-nos apenas o seu estado de “Bateria Baixo”, “Alto” ou Muito Alto”. Não é propriamente fácil de perceber, o que se torna um pouco frustrante quando, infelizmente, registei muito menos tempo de utilização útil do que as 20 horas de bateria. Na minha utilização dão-me para um dia e meio de trabalho em frente ao PC, com uma utilização relativamente intensiva.

Regressando aos aspetos positivos, temos o microfone, que é absolutamente fantástico. Sem qualquer configuração ou uso de ferramentas como o NVIDIA Broadcast, o microfone omnidirecional dos Corsair HS80 RGB Wireless faz um incrível trabalho a isolar a nossa voz e a remover ruídos de fundo. Não chega ao ponto de remover o clicar das teclas do meu teclado mecânico, mas o isolamento de voz é tão bom que sinto que dá para desenrascar até na produção de conteúdos sem a necessidade de um microfone dedicado. Esta qualidade pode não ser a suficiente para muitos criadores de conteúdo, mas para sessões de jogo, quer no PC quer na PlayStation, estão muito acima da média e recomenda-se facilmente.

Os Corsair HS80 RGB Wireless são uma autêntica surpresa e um par de auscultadores extremamente “afinados” na sua conceção, com um equilíbrio fantástico entre qualidade de construção, conforto e qualidade de som. O melhor de tudo é o quão acessível também se encontra neste momento, sendo possível encontra-lo em lojas como a PC Componentes, Amazon e na loja oficial da Corsair, a partir de 134,99€.

Podem conhecer melhor as características dos Corsair HS80 RGB Wireless na sua página oficial, onde poderão encontrar também alguns acessórios úteis compatíveis, como por exemplo uma base de suporte ou kits de personalização das almofadas e bandas elásticas de várias cores.

Recomendado - Echo Boomer

Este dispositivo foi cedido para análise pela Corsair.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados