Carris Metropolitana. Carreiras com origem na Costa da Caparica e Almada vão voltar ao Areeiro

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A mudança para Sete Rios originou inúmeras queixas por parte dos munícipes, desde que a Carris Metropolitana entrou em funcionamento.

No passado dia 14 de julho, quando publicámos o artigo “Carris Metropolitana. “Prestar um serviço de excelência está a ser conseguido”, diz a Alsa Todi”, centenas de leitores manifestaram o seu desagrado no nosso Facebook. Muitos referiram atrasos, falta de autocarros… No geral, e de acordo com os munícipes, o serviço ficou bem pior, chamando “mentirosos” e “aldrabões” à TML, empresa da Carris Metropolitana, quando refere termos como “serviço de excelência”.

Uma vez que o serviço somente será lançado em 2023 nas restantes zonas, é na Margem Sul que a Carris Metropolitana vai funcionando como que em “fase beta”. E há decisões que afetam, para pior, a vida dos utentes.

Uma dessas decisões está relacionada com a mudança do terminal do Areeiro para Sete Rios, tendo alterado bastante o percurso para as carreiras com origem na Costa da Caparica e Almada. Neste momento, e devido à supressão das carreiras com destino ao Areeiro, quem vem da Costa e quer ir para essa zona, está a demorar mais tempo de viagem e a fazer mais transbordos. Ora, isto não faz qualquer sentido, principalmente quando o lançamento de um novo e moderno serviço deveria significar melhoria de condições e opções. Mas não tem sido o caso.

Muitos são os munícipes que já mostraram o seu desagrado, havendo casos em que, agora, devido à Carris Metropolitana, é necessário apanhar o dobro dos autocarros. Há, por exemplo, quem demore um total de quatro horas no percurso Costa-Lisboa e Lisboa-Costa, um trajeto de apenas 34 quilómetros. É algo inadmissível.

Sabendo disto, a diretora municipal dos transportes na Câmara Municipal de Lisboa, Ana Raimundo, garantiu, na reunião camarária que aconteceu esta quarta-feira, dia 27 de julho, que as carreiras com origem na Margem Sul vão, em breve, voltar ao terminal do Areeiro. As novas paragens serão instaladas bem perto do local onde as carreiras da TST estacionavam.

Além disso, vai também regressar o antigo trajeto, que incluía passagens pela Avenida de Berna e pelo Campo Pequeno.

Esta é uma solução temporária, a avançar já entre agosto e setembro, uma vez que, no futuro, está previsto que o terminal passe para um novo parque que vai ser construído junto ao estacionamento da EMEL na Avenida Gago Coutinho.

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3 Comentários

  1. Com a carris metropolitana deveriam fazer novas pargens decentes e onde não há colocar. Há paragens na Póvoa de Santa Iria onde se apanha muita chuva por exemplo na rua Avenida do Casal da Serra não existem e as paragem que existem são horríveis .
    Vejam este problema.
    Obrigada.
    Graça Teixeira

  2. Já estamos em setembro. Será que já há autocarros entre a Costa de Caparica e o Areeiro? Ainda não consegui ver se já existe a ligação.

  3. Deveria começar já, nem nunca as deveriam ter tirado. Durante o mês de Agosto vou ter de ir a quatro consultas ao Curry Cabral, para lá terei de ir num que vai para sete rios e descer na praça de Espanha seguindo a pé até ao hospital. Para voltar a Almada terei de apanhar um Uber, porque depois de sofrer uma cirurgia não tenho força para vir a pé para a praça de Espanha de novo. Deviam de pensar bem antes de fazer a asneira, porque isto é mesmo não pensar nas pessoas

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