BUTE. Estão quase a chegar as bicicletas elétricas torrejanas

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Anunciadas desde 2021, já foram instaladas estações em quatro pontos estratégicos da cidade.

Nos últimos anos, têm sido vários os investimentos que o município de Torres Novas fez a pensar na sustentabilidade, nos cidadãos e na promoção de um estilo de vida que mais respeita o meio ambiente. Um dos principais exemplos é a recente transformação do centro histórico numa zona residencial e de co-existência, que dá prioridade aos peões e torna o espaço público num “local de recreio e de convívio, valorizando a segurança e a qualidade de vida dos moradores e utilizadores locais“.

Além disso, no final do ano passado, foram aprovadas cerca de 30 medidas de combate à crise energética, e na lista estava a instalação de um sistema de bicicletas elétricas no concelho, como “promoção das vantagens da utilização da bicicleta como opção de transporte nas deslocações urbanas“. Essa medida está falada há quase dois anos, e, na altura, mais propriamente na reunião camarária de 31 de agosto de 2021, o município torrejano fez saber que “decidiu desencadear o início de procedimento de elaboração de Regulamento de utilização do sistema de bicicletas de uso partilhado” na cidade, como pode ser visto no website institucional.

Ainda sem qualquer data concreta para que as bicicletas saíam à rua, saímos nós e fomos procurar mais informações sobre as BUTE, o sistema de bicicletas elétricas de Torres Novas.

Pela cidade existem, pelo menos e até ao momento, quatro estações onde podem ser encontradas as bicicletas. Ou melhor… Vão poder quando estas estiverem disponíveis. Pois as estações já estão instaladas há largos meses, mas não há sinal das bicicletas. Fonte do Município confirmou ao Echo Boomer que, recentemente, terminou a fase de experimentação das bicicletas. Por isso, importa frisar que não há, ainda, qualquer previsão para a disponibilização das BUTE.

As estações estão instaladas em quatro pontos distintos e estratégicos da cidade: Jardim Municipal da Silvã, Largo D. Diogo Fernandes de Almeida (perto do Parque Almonda e Rodoviária), Rua da Várzea (junto aos supermercados Lidl e Intermarché), e Largo General Humberto Delgado.

Como é explicado nas estações, este sistema funcionará com recurso a um cartão de utilizador (físico ou virtual), ou Cartão BUTE. O regulamento oficial disponibilizado no portal do município de Torres Novas indica que a adesão ao cartão poderá ser feita de três formas: através do website da câmara municipal, de uma app com lançamento futuro, ou no Posto de Turismo, na Praça 5 de Outubro. Porém, não se sabe, ainda, se será gratuito. Qualquer torrejano, acima de 14 anos de idade, pode adquirir esse mesmo cartão de utilizador.

Para utilizar as bicicletas é muito simples.

O cidadão dirige-se a uma das estações, onde estarão as bicicletas acopladas, e terá que passar o Cartão BUTE ou utilizar a aplicação móvel para desbloquear uma bicicleta. Irá ouvir um sinal sonoro e, após esse mesmo sinal sonoro, terá apenas 30 segundos para retirar a bicicleta.

Como referimos, as bicicletas são elétricas, logo têm sistema de mudanças. Caso nunca tenham utilizado uma bicicleta deste género, as mudanças são ajustadas no punho direito do guiador. O selim deve ser ajustado, assim como os níveis de assistência, antes de começarem a pedalar. Para evitar qualquer dúvida, está explícito nas estações que o capacete é recomendado, logo não há qualquer obrigatoriedade na utilização do mesmo.

O serviço de bicicletas de uso partilhado funciona todos os dias da semana, entre as 7 horas e as 21 horas, e o tempo máximo de utilização por bicicleta é de duas horas. Após finalizado o passeio, o utilizador deve devolver a bicicleta, e pode fazê-lo em qualquer estação. Ou seja: não terá que ser na estação inicial, onde a retirou. Como é especificado no regulamento, “o parqueamento da bicicleta nas proximidades da Estação de bicicletas não equivale à sua devolução, e é considerado abandono da bicicleta“, constituindo uma coima ao utilizador que pode ir dos 150 a 500€.

Para devolver a bicicleta basta encaixá-la na doca da estação, de modo a obterem uma sinalização colorida. No caso de surgir cor verde, a bicicleta ficou bem entregue e já está novamente disponível. Ao aparecer uma cor verde intermitente, significa que a bicicleta terá ficado mal acoplada, ou surgiu algum erro na entrega, pelo que deverão retirá-la e tentar novamente. A sinalização vermelha indica que a bicicleta ou a doca estão indisponíveis.

Se não forem ou viverem na zona, vão gostar de saber que, nas docas das estações, também existe um mapa da cidade com a indicação de vários pontos de interesse. O Castelo, as Piscinas Municipais, o Teatro Virgínia ou a Biblioteca são alguns dos pontos indicados. A prova de como estas estações já foram instaladas há muito tempo é que no mapa não surge a indicação da Central do Caldeirão, inaugurada há já perto de quatro meses. A Vila Cardílio ou o TorreShopping também não surgem no mapa, nem há qualquer indicação da criação de estações nestes dois importantes pontos de interesse da cidade.

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4 Comentários

  1. Boa tarde,
    Ontem tentei utilizar as bicicletas mas não encontrei a APP, não há um QR onde possamos aceder sequer.
    Alguma ajuda?
    Obrigada

    • Olá, Joana! A melhor solução é, como explicado no artigo, dirigir-se ao Posto de Turismo de Torres Novas. Lá ajudá-la-ão da melhor maneira.

  2. E o que acontece se todas as biclas da silvã, do largo Humberto Delgado e da várzea vierem para a baixa, porque o pessoal vem trabalhar ou ao mercado? A doca tem capacidade para receber todas ou teremos de voltar à origem para a deixar e voltar a pé?

    • Boa tarde, António! Entendo a sua questão, mas infelizmente não tenho uma resposta concreta para lhe dar. É uma situação que temos que esperar para ver se realmente acontece ou não. A acontecer, possivelmente será um dos factores que poderá levar à instalação de mais estações.

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