Brigadeirando x Viplant Oeiras: O brunch está de volta e há novidades no menu

- Publicidade -

O Echo Boomer foi provar… e a verdade é que já só queremos voltar.

“Dizem que os doces trazem conforto às emoções, apaziguam alma e fazem os olhos brilhar… Alegram e criam sorrisos… Na dúvida, seja doce!” Se formos à página de Facebook da Brigadeirando, esta é a descrição que encontramos. E, de facto, não podia corresponder mais à realidade.

Falar da Brigadeirando é falar de um negócio que começou a dar cartas em 2016, ano em que a fundadora brasileira Carolina Henke abriu um pequeno espaço no LX Factory. A divulgação dos vários meios portugueses certamente ajudou na evolução do projeto, mas sejamos sinceros: por mais divulgação que tenha, um negócio só tem pernas para andar se a coisa funcionar bem. No caso da Brigadeirando, bastavam duas coisas: produtos deliciosos e, claro, um bom serviço de atendimento ao cliente.

A verdade é que o sucesso até pode ter sido inesperado, mas foi merecido. A Brigadeirando foi crescendo, passou para uma loja maior – mas na mesma na LX Factory – e as novidades foram surgindo: já teve um gelado com a Fini Premium Gelato, várias propostas alusivas a dias especiais, a chegada à Uber Eats, o lançamento de uma loja online, novos bolos… e menus de brunch.

Um dos desejos antigos da fundadora Carolina Henke era o de servir menus de brunch, algo que passou a fazer em 2022, um mês depois da abertura da nova loja no LX Factory. E com o passar dos meses, esses menus de brunch foram sofrendo alterações, tudo para melhor servir e surpreender os clientes.

Mas os clientes que vivem fora de Lisboa, e que conhecem a marca, sempre pediram um espaço em Oeiras ou Cascais. E o desejo foi realizado: a Brigadeirando tem um café a funcionar desde junho de 2023 em Oeiras, mais especificamente no Viplant, considerado o maior centro de jardinagem do município.

Basicamente, a oportunidade surgiu porque a Brigadeirando já tinha feito algumas ações com a Viplant, e como existia um espaço de café desativado dentro deste centro da jardinagem, chegar a um consenso foi relativamente simples. Para Oeiras, a gulosa marca levou várias das coisas que já tinha em Lisboa, incluindo os menus de brunch, que vão ficando disponíveis por tempo limitado, dependendo da estação do ano.

Tudo isto para dizer que foi neste mês de março que tivemos oportunidade de conhecer o espaço da Brigadeirando da Viplant, neste caso para experimentar várias das propostas que se servem por ali. E podemos desde já dizer: vale muito a pena!

Para quem não conhece, a Viplant dedica-se à produção de plantas ornamentais de qualidade há mais de 30 anos.

A Viplant investe nas técnicas e tecnologias de produção para exportar para todo o mundo, utilizando as mais avançadas técnicas que garantem resultados eficazes e sustentáveis. Além disso, aposta em boas práticas de produção, o que levou à obtenção do mais alto grau de controlo de qualidade sustentável do mercado europeu.

A empresa trabalha em mais de 30 hectares, distribuídos por três viveiros: em Paderne (Quinta do Parral), Alte (Quinta da Gralheira) e Silves (Sítio do Lobito). Conta com cerca de 10 hectares de estufas aquecidas e abrigos de sombra e, anualmente, produz cerca de um milhão e quatrocentas mil plantas nos viveiros.

Com tudo isto, são especialistas na produção de plantas mediterrâneas, ornamentais e subtropicais. 70% são exportadas para a Europa, ao passo que as restantes são comercializadas em Portugal. São mais de 100 variedades de trepadeiras, arbustos, herbáceas, árvores e palmáceas. De Dipladénias e Buganvílias, a Lavandulas, Loendros ou Hibiscos, até às Suculentas e Aromáticas, entre tantas outras.

Quanto à Viplant Oeiras, isto é, o Garden Centre Oeiras, floresce junto à cidade para dar a quem por lá passar tudo o que precisa para enriquecer a casa ou qualquer projeto profissional com plantas interiores e exteriores – seja projetar, melhorar o jardim ou, simplesmente, absorver inspiração. Por ali podem contar com uma equipa técnica multidisciplinar com muita experiência, pronta a encontrar a solução para os vossos desejos.

Qualquer que seja o vosso projeto – uma pequena selva urbana, o jardim, uma varanda, a decoração do vosso negócio ou um evento -, por ali poderão descobrir uma enorme variedade de soluções em plantas e decoração, para além do know-how de como cuidar delas. Podem, ainda, conhecer todos os artigos de decoração, acessórios, ferramentas e complementos para jardinagem.

Portanto, ir almoçar ou tomar um café a este espaço da Brigadeirando na Viplant Oeiras acaba por ser uma lufada de ar fresco, até porque o próprio espaço em si conta com uma decoração acolhedora… e com muitas plantas, pois claro. Não se pode dizer que estejamos numa selva, mas pelo menos há muito verde!

O mote para irmos conhecer este spot da Brigadeirando Oeiras deveu-se às várias novidades apresentadas recentemente no menu, que também fez regressar o brunch no passado mês de fevereiro. Há novas saladas, pratos mais crunchy e, claro, quiches e hambúrgueres que agradam tanto aos amantes de vegetais, quanto aos fãs de carne.

O menu é bastante simples, até para não confundir os clientes, que podem passar por ali nem que seja para uma refeição mais rápida. Para começar, sugere-se uma sopa do dia, que no nosso caso era de legumes. Bem boa por sinal.

Passando para a secção das saladas, têm três opções à disposição: Salada verde com burrata (mix de folhas verdes, tomate cherry, burrata, amêndoas em lascas e pão torrado), Salada de quinoa com cavala (quinoa, mix de folhas verdes, cebola roxa e filetes de cavala) e Salada de grão e queijo feta (grão, hummus de beterraba, ovo cozido, queijo feta e tomate cherry). Apesar de termos querido provar esta última, tivemos mesmo de experimentar a novidade deste capítulo, a Salada verde com burrata, que é irresistível. Tão rápido chegou à mesa como desapareceu, apesar de muito bem servida, com ingredientes de qualidade. O pão torrado, bem gostoso, veio à parte para que, por exemplo, conseguíssemos emular uma tosta com burrata e tomate cherry.

Rapidamente passámos para as tostas, que também são três: Tosta de queijo e fiambre (com tomate cherry e orégãos), Tosta de abacate (com queijo, queijo creme, tomate cherry e rúcula) e Tosta de Salmão (com pasta de queijo creme, alho francês e rúcula). Fomos para estas duas últimas e não nos arrependemos. Na Tosta de abacate, apesar da grande quantidade de queijo, notava-se perfeitamente que o abacate casava na perfeição com os restantes ingredientes, sem nunca perder o protagonismo; e na Tosta de Salmão é de salientar a quantidade generosa de salmão aplicada.

O menu conta ainda com uma Quiche chevré & tomate (fatia de quiche de tomate e queijo de cabra com uma porção de salada), que não provámos, e dois hambúrgueres, o Brigadeiburger (bife de carne bovina, queijo, creme de abacate, folhas verdes, cenoura e repolho roxo em pão tipo brioche) e o Veggie Brigadeiburger (cogumelo portobello de carne bovina, queijo, creme de abacate, folhas verdes, cenoura e repolho roxo em pão tipo brioche), ambos acompanhados de chips de batata, os quais podem molhar em maionese temperada que surge à parte. Como se pode constatar, os ingredientes são exatamente os mesmos, à exceção da proteína: no brigadeiburger temos proteína animal, no veggie brigadeiburger proteína vegetal. Atenção que se trata de um hambúrguer vegetariano, e não vegano. Para que fosse vegano, não podia levar queijo (ou ser substituído por queijo vegan) nem pão brioche, uma vez que este pão é feito com ovos e leite.

São opções que não desiludem. O Brigadeiburger estava deliciosíssimo, com a carne cozinhada no ponto pedido, mas temos de confessar que o veggie Brigadeiburger nos surpreendeu, pois a junção do cogumelo portobello com o queijo e creme de abacate fez magia.

Por último, no menu há ainda os menus de brunch, somente servidos ao fim de semana. Têm três à escolha: Menu Brunch Brioche (Fatia de pão brioche com bacon e ovos mexidos, fatia de bolo com recheio de brigadeiro, bebida quente e bebida frita, além de uma microtarte de brigadeiro e frutos silvestres), Menu Brunch Waffle (Waffle com fiambre e queijo, fatia de bolo com recheio de brigadeiro, bebida quente e bebida frita, além de uma microtarte de brigadeiro e frutos silvestres) e Menu Brunch Croissant (Croissant com queijo creme e salmão fumado, fatia de bolo com recheio de brigadeiro, bebida quente e bebida frita, além de uma microtarte de brigadeiro e frutos silvestres).

O que não surge neste menu são os doces, mas podem sempre pedi-los. E acreditem, estão na montra e vão fazer-vos salivar. Têm brigadeiros, brownies, blondies, croissants, waffles, panquecas, salames, bolos… Experimentámos várias opções doces e, muito sinceramente, fomos dos melhores do género que alguma vez provámos.

Portanto, se querem almoçar ou tomar um café, enquanto devoram um delicioso bolo, tudo isto enquanto estão rodeados de várias espécies de plantas, não precisam de procurar mais.

O Brigadeirando do Viplant Oeiras está aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 19h.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados