Análise – Ultimea Nova S50

- Publicidade -

Uma soundbar elegante… e potente! E até demasiado potente para quem vive num apartamento.

Alguma vez ouviram falar da Ultimea? Trata-se de uma marca americana bem recente no mercado, uma vez que surgiu em 2012 em Seatle, nos Estados Unidos, e que tem vindo a apresentar produtos com uma ótima relação qualidade-preço.

A oferta divide-se essencialmente em duas categorias: projetores e barras de som. Um projetor já tínhamos testado, neste caso o Apollo P40, pelo que faltava conhecer a oferta no que toca a áudio. E foi assim que recebemos a soundbar Nova S50 – que pode perfeitamente ser um ótimo complemento ao projetor.

Este equipamento recentemente lançado conta não só é ótimo a nível da qualidade de som, como apresenta uma dimensão discreta, num invólucro longo e fino (daí a adequada designação de barra de som) e de efeito estético bastante agradável.

Vejamos, antes de mais, as especificações técnicas do produto.

Ultra-slim, isto é, ultra-fina, a S50 apresenta as discretas dimensões de 15.7 x 1.5 x 3.0. Portanto, estamos a falar, além de tudo o mais, de 3 cm de espessura, o que não impede a emissão poderosa de som. Pesa apenas 3.3 kg, conjuntamente com o subwoofer, também ele de módico tamanho (10.5 x 4.5 x 10.6).

O pack da compra integra o seguinte: a Nova S50 Soundbar, Subwoofer (altifalante específico para a reprodução de frequências baixas), um adaptador de energia (carregador), um cabo HDMI, um adaptador HDMI, um cabo de áudio estéreo de 3,5 mm, um cabo óptico digital, um controlo remoto, um kit de montagem na parede e respetivo suporte e, por fim, um Quick Start Guide, um guia informativo.

Passemos às especificações técnicas do produto, que merecem uma sinopse à altura da qualidade demonstrada.

Para começar, a Nova S50 foi concebida para reproduzir som cinematográfico, ou seja, como se estivéssemos numa sala de cinema, num ambiente envolvente. E isso deve-se ao Dolby Virtual Atmos, que utiliza o conceito de fontes de som virtuais e tecnologia avançada de processamento de sinal para analisar a informação de localização da fonte de som no sinal de áudio e sintetizar a informação de localização da fonte de som e a informação de reflexão do som ambiente num campo de som 3D virtual utilizando vários algoritmos. Parece confuso, mas basicamente é tudo para proporcionar aos ouvintes uma experiência de som envolvente, sem a necessidade de altifalantes adicionais.

Isto também significa que, caso estejam a ver um filme na Netflix, Prime Video, Disney+, HBO Max, Apple TV+ ou outro serviço de streaming, e esse conteúdo suportar Dolby Atmos, que serão capazes de usufruir dessa tecnologia com esta barra de som da Ultimea.

A Ultimea Nova S50 conta, ainda, com o 3 EQ Mode, ou seja, um equalizador, um mecanismo que permite efetuar a regulação do som tal como o pretendem ouvir. Mas esta equalizador cinge-se, como seria de esperar, a modos pré-definidos – Filme, Música e Jogo. Usámo-los, para ter uma noção de como funcionariam, mas não ficámos particularmente fãs. Talvez o mais útil seja mesmo o modo de Música, especialmente para ouvir música eletrónica.

Outro conseguimento fascinante desta soundbar são os graves pulsantes. Efetivamente, a S50 permite mergulhar em graves profundos, graças ao subwoofer de 40W capaz de atingir uma pressão sonora máxima de 103 dB. Isto abre caminho a um áudio de excelente qualidade com a personalização ajustável dos graves (relação sinal-ruído de ≥87dB). E dado o tamanho deste subwoofer, o seu volume permite que a amplitude do diafragma atinja os 15 mm, o que faz com que, lá está, seja possível obter graves mais potentes.

Ainda em relação ao subwoofer, este conta com o sistema Bass Max, que garante uma transmissão uniforme de todas as frequências, sobretudo numa ampla faixa de frequências médias.

Como não podia faltar, a conexão por Bluetooth de 5.3. liberta o equipamento de quaisquer cabos, integrando-nos no reino do áudio sem fios. Mas atenção: há equipamentos, como certas televisões, que não suportam Bluetooth, pelo que terão obrigatoriamente de recorrer a outro tipo de ligação. E podem, por vezes – mas é preciso ter muito azar – apanhar algum tipo de lag.

Caso necessitem, podem sempre ligar a Ultimea Nova S50 a outros equipamentos via entrada AUX Optical ou USB. Opções não faltam.

Testámos esta barra com vídeos do YouTube e serviços de streaming através da nossa TV, ligada ao nosso smartphone com o TIDAL em funcionamento via Bluetooth, e o resultado é fantástico. O mesmo aconteceu quando a ligámos ao nosso PC – é uma opção fantástica para quem não tem colunas dedicadas e o orçamento é apertado, mas quer alguma pujança.

O áudio debitado é de imensa qualidade, percebendo-se claramente a diferença entre os agudos e os graves. E isto deve-se ao dois drivers de 1.2″ x 3.8″ da Nova S50, à frequência de 48Hz – 18kHz e ao amplificador digital ACM8625. Um som rico, claro e definido, com uma distorção mínima, mesmo num volume mais elevado.

A riqueza sonora, no entanto, só fará diferença a quem não está habituado a um bom sistema de áudio, seja através de algum kit home cinema ou com os altifalantes integrados da televisão – muitas TVs contam hoje em dia com colunas integradas que nada ficam a dever a soundbars acessíveis.

Mas nem tudo é positivo nesta soundbar, claro. E quer-me parecer que se deve ao seu preço bastante acessível. Por exemplo, o comando remoto incluído é demasiado simples e não é propriamente intuitivo, por vezes nem respondendo ao toque nas teclas. Além disso, em algumas situações, a Ultimea Nova S50 ficava “presa” no modo de conectividade que tinha definido antes, algo que só passava caso a desligasse. E por falar em desligar, como gosto de tirar os meus aparelhos eletrónicos da tomada, para garantir que não ficam a consumir qualquer energia – a não ser que os tenha ligados a uma tomada inteligente -, dei conta de várias vezes em que a soundbar se recusava a ligar. Só após alguns minutos é que ela lá se ligava… estranho, muito estranho.

Deixo apenas um apontamento: o surround desta barra de som é tremendamente potente, ou melhor, do seu subwoofer, tanto que experimentei afastar-me vários metros dela e, sem sequer estar no nível máximo, o poderio era evidente – até no WC. Portanto, caso vivam num apartamento, tenham muita atenção às horas e ao nível do surround utilizado – afinal de contas todos queremos evitar chatices com vizinhos.

O melhor de tudo? O preço. A Ultimea Nova S50 custa apenas 112.95€, de momento, um preço fabuloso que já inclui portes. Caso queiram, podem também comprar através da Amazon DE.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados