Quem joga online e pertence a diferentes comunidades de jogadores já deve ter tido experiências pouco desagradáveis que pisam a linha e entram no campo do bullying e do assédio online.
Com as consolas a serem cada vez mais um local de lazer para muitos jovens e adultos, a exposição a determinadas conversas, conteúdos e linguagem inapropriados é cada vez maior e, infelizmente, mais comum.
A Microsoft e as equipas de desenvolvimento e de comunicação da Xbox sabem disso e estão agora a tomar medidas para erradicar, de alguma forma, o assédio online, através de filtros e penalizações aos utilizadores mal-intencionados e aqueles que violam o código de conduta da plataforma.
A Xbox lançou-se para a ação com a nova atualização da Xbox, que vai chegar ao grupo de Insiders durante este mês de outubro, antes do lançamento geral.
Entre muitas novidades e melhorias a nível de menus, vamos encontrar uma nova opção na área de Definições de Família, ou Family Settings, que permite a gestão de vários parâmetros de filtros de comunicação.
Por exemplo, será possível ocultar mensagens com conteúdos ofensivos, em diferentes níveis, desde Friendly, Medium, Mature e Unfiltered. O mesmo se aplica a outros parâmetros como convites para conversa, mensagens multimédia e convites com multimédia.
As mensagens irão aparecer bloqueadas com aviso de “mensagem potencialmente ofensiva” e poderão ser lidas posteriormente, dependendo do nível de acesso, já que os adultos podem bloquear por completo esta função aos jogadores mais novos.
Estas medidas são aplicadas automaticamente, com o sistema a reconhecer o teor ofensivo das mensagens e ao bloquear imediatamente. Contudo, a última palavra fica do lado do jogador que recebe as mensagens, que, mesmo filtradas, pode e deverá reportar ao sistema os abusadores.
Esta atualização, quando for lançada a nível geral, não irá chegar apenas à Xbox e poderá ser usada na Xbox Game Bar e Xbox App no Windows 10, e na Xbox Mobile App para Android e iOS.