Yuppie, o restaurante que não se pode deixar de ir conhecer

- Publicidade -

E acreditem: incentivos não faltam para conhecer este novo espaço na cidade de Lisboa.

No Boulevard Turim Hotel, o Yuppie acaba de abrir portas com uma carta gastronómica exímia que reúne todas as tentações da melhor cozinha (mediterrânica e não só). É logo ali, a dois passos da Baixa, à Avenida da Liberdade.

Foi um duplo gosto, provar as especialidades da carta gastronómica do Yuppie (irmão da Cervejaria Sem Vergonha, do Descarado e do Vivant) e conhecer o rosto do chef por trás de tais maravilhas: André Ferreira e a sua carreira, ainda relativamente curta (para quem tem 36 anos de idade) mas já recheada de êxito, num percurso que teve início nas melhores escolas nacionais e internacionais de gastronomia e coleciona já vários projetos bem sucedidos.

Trendy e moderno é como se define, no estilo e no ambiente, este novo restaurante lisboeta fundado por Francisco Nobre, que integra o très chic Boulevard Turim Hotel e com um cómodo acesso pela Rua do Salitre. Inspirado nos restaurantes nova-iorquinos de Wall Street, dizem os sócios fundadores, o Yuppie apresenta-se como um espaço eclético e sofisticado, ótimo para partilhar refeições com os amigos, mas também para uma bebida ao final do dia ou no período de Night Bar que o restaurante também oferece.

Apesar do ambiente executivo, a descontração é a pedra de toque, e nada melhor do que uma reinvenção da típica comida à portuguesa para agradar aos clientes cosmopolitas da Lisboa de hoje, quer os que nela trabalham, quer aqueles que se encontram apenas de visita.

Uma visão, sem dúvida, bastante feliz, que assenta num cardápio criativo e simultaneamente tradicional à base de ingredientes de eleição e cujos pratos típicos da gastronomia lusitana surgem totalmente recriados, com toda a inventividade e colorido sabor de uma mescla de técnicas, paladares e ingredientes provenientes de várias tradições e culturas.

Para dar forma a esta visão, conta-se com a marca do chef André Ferreira, com formação inicial em ergonomia, licenciatura em Gestão e produção de cozinha, várias especializações, enfim, um percurso assumidamente sui generis que lhe abriu portas para uma carreira meteórica, ou seja, (ainda) relativamente curta mas brilhante e em ascensão. Estagiou na Bica do Sapato; em Londres, trabalhou no Petrus, de Gordon Ramsey, e depois no restaurante japonês Aqua Kyoto. No regresso a Portugal, esteve no Vila Vita Parc Resort & Spa, no Algarve. Acompanhou o chef João Sousa em alguns dos mais conhecidos restaurantes da Quinta da Comporta. Durante a pandemia, foi chef privado do embaixador da Suíça e foi, ainda, Chef Executivo em restaurantes icónicos do Parque das Nações, cargo que hoje ocupa no Yuppie, pondo em prática tudo o que tem enriquecido o seu universo ao longo desta interessante viagem de permanente aprendizagem e descoberta.

Para começar, fomos brindados com um cocktail de sabor delicioso, especialidade do impecável Chefe de Sala do restaurante e decorado com uma barra de jerky de frutos vermelhos confecionado pela casa. Se ainda não ouviram falar, depressa irão ficar a conhecer os cocktails Moneyman, à base de vinho do Porto, e o “Wall Street”, com brandy.

Experimentámos também, por sugestão de Andrei, um ótimo Vinho Tinto 2020, Vinha Grande Douro, da Casa Ferreirinha. Portanto, primeira nota, os clientes dispõem de um bar aberto até às 24 horas, onde podem escolher qualquer tipo de bebida para conviver e descontrair.

Passemos ao menu. Este oferece uma secção de Entradas Frias, ao estilo finger food, com várias especialidades deliciosas. Estamos a falar de tacos: Taco de Bacalhau à Portuguesa, servido com bacalhau cru, Taco de Atum e Taco de Tártaro de Novilho. Qualquer deles, mal o provamos, se torna numa experiência de degustação inesquecível. A quem achar, por exemplo, que é melhor passar ao lado da modalidade do bacalhau cru, aconselhamos a que saiam da caixa e, simplesmente, provem e partilhem esta experiência da qual não sairão a perder, pelo contrário.

Depois, há o Tártaro de Carapau e Espuma de Pimento Assado. Não é exagero definir este prato, que leva pickles caseiros, cebola roxa, picles de sementes de mostarda, coulis de coentro e pepino e espuma de pimento assado, como um feliz reencontro com os sabores típicos da caldeirada portuguesa, neste caso apurados até ao sexto sentido, ou seja, estamos perante um prato que transborda do paladar e alma de um manjar tão tipicamente lusitano vertido para uma nova forma e apimentado por novos condimentos e conjugações de sabores.

É de aproveitar o ótimo pão das entradas (bola de alfarroba, bola de sementes e bola de água) ou as tostas (muito boas também com manteiga de alho e ervas com pó de ervilha, ou com puré de cenoura do Algarve, ou ainda, com azeite com vinagre balsâmico), e tirar partido daquele molho absolutamente delicioso. Um conceito de comida totalmente renovado, portanto. Também está disponível, como não podia deixar de ser, uma opção de Salada de Polvo.

Nas Entradas Quentes, podem contar com outro prato igualmente fabuloso, o de Ervilhas, Vieira, Ventricina e Gema de Ovo. Este prato é confecionado com gema de ovo curada em molho de soja e sriracha, cujo condimento principal é o pimento picante.

Para acompanhar esta delícia, para quem quiser, há o igualmente delicioso Croquete do Dia (2 unidades) a fazer lembrar os croquetes de carne de novilho picada ou desfiada de outros tempos. Os bons amantes de marisco têm aqui a oportunidade de experimentar as Gambas Salteadas com Pimentos e Manjericão, outro pitéu com um cheirinho a passado coado pelo know how da melhor gastronomia contemporânea. De notar que, no Yuppie, as gambas são um caso muito sério, trabalhadas com pimento verde e amarelo e bisque de marisco.

Nota distinta, igualmente, para as tenras vieiras, salteadas com puré de ervilha, algo absolutamente divinal. Há, também, Pica-pau de Atum e Espargos Verdes e Cogumelos com Molho Holandês.

Nos Principais, temos os pratos Do Mar, que contam com Polvo Assado com Puré de Batata Negro: uma verdadeira delícia acompanhada por coulis de pimento verde assado e cebola assada. Há o Arroz do Mar (à base de peixe do dia, carabineiro, lula, ameijoa e mexilhão), Brás de Bacalhau, Entrecôte de Atum (para 2 pessoas) e Açorda de Carabineiro.

Nos pratos Da Terra, os clientes dispõem também de alguns pratos fantásticos, a começar pelo indonésio Nasi Goreng de Legumes, com delicioso picante em níveis moderados acompanhado por legumes e amêndoa: uma obra de arte em termos de sabor e apresentação cuja pedra de toque está no molho barbecue confecionado com o caldo do polvo.

Outra maravilhosa delícia é o Tataki de Novilho à Portuguesa, cuja carne maturada, mal passada, é de um veludo indizível a que se une o paladar de um caldo cuja confeção chega a demorar vários dias!

Os elogios não acabaram. Distinção para o Arroz de Pato com Foi Gras no meio, um fígado ligeiramente flamejado no centro dos croquetes de carne com ‘aioli’ e picles de cogumelo chinês.

E os clássicos da gastronomia? Os clientes não se dececionarão quando procurarem pelas iguarias mais nostálgicas: aí irão encontrar o bom Bife com Molho à Portuguesa, ou o Cabrito Assado, Puré de Maçã, Grelos e Batatas Assadas, ou mesmo o Ribeye na frigideira.

Em nome da irreverência, há, ainda, o YUPPIE Cheeseburguer. Qualquer uma destas escolhas pode ser complementada com acompanhamentos à escolha, desde batatas fritas, salada mista, arroz basmati ou legumes salteados.

Inevitavelmente, as sobremesas são um reflexo da arte gastronómica do chef. O Cheesecake de Chocolate e Pera Rocha é um dos exemplos, conjugando chocolate com pera e resultando num delicioso travo amargo e doce. O prato combina esferas de pera com ganache de chocolate e pera, crumble de bolacha, caviar de limão, gel de pera assada, enfim, totalmente maravilhoso com o toque cítrico do limão e o contrastante doce do chocolate branco.

A Panacota de Iogurte Grego e Laranja do Algarve é outra especialidade imperdível do chef. Sobre a panna cotta temos pó de laranja, com gel e crocante de raspas de laranja com gomos do mesmo fruto e suspiros. Há ainda outras opções para sobremesa, desde o Prato de Fruta, o Quindim de Amêndoa e Coco, ao Mil Folhas de Pastel de Nata e Gelado de Canela.

Portanto, e não é demais dizê-lo, esta é a senda do Umami, o termo japonês que designa o quinto sentido do paladar, ou seja, um sabor que, além de nos dar prazer, desce até ao âmago do nosso ser e das nossas memórias.

Esperamos ter deixado um bom incentivo para uma visita a este magnífico restaurante. Horário das 12h às 24h, com possibilidade de reserva de uma sala para ocasiões especiais, um Menu de Bar e almoços em Buffet. Basta ligarem para o 962481704.

Na companhia de amigos ou família, ou apenas para uma bebida ou refeição ligeira after work, o Yuppie é o restaurante que não se pode deixar de ir conhecer.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados