Mas não devem instalá-lo.
Se são um dos poucos sortudos que já meteram as mãos numa Steam Deck, a Valve revela que já podem instalar uma versão funcional do Windows 10 na vossa nova máquina de jogos.
Na verdade, a possibilidade de instalar o Windows na Steam Deck sempre existiu. A diferença agora é que a Valve lançou os esperados drivers do GPU, Wi-Fi e Bluetooth que tornam a máquina ainda mais funcional. De foram ficaram apenas os drivers de áudio para as colunas e a saída de som de 3.5mm.
No entanto, a Valve deixa algumas notas importantes para quem decidir experimentar o sistema operativo da Microsoft na sua máquina, como por exemplo a incapacidade atual de ter dual-boot, o que significa que toda a informação da Steam Deck terá que ser apagada, tornando a Steam Deck apenas numa máquina Windows.
Também é importante referir que apenas o Windows 10 é compatível, por incompatibilidade com TPM da atual BIOS, necessário para o Windows 11. No entanto, em comunicado, a Valve promete atualizações para o futuro que permitam o dual-boot e a instalação do Windows 11.
- De momento, só é possível fazer uma instalação completa do Windows. Embora o Steam Deck consiga funcionar com dual-boot, o instalador do SteamOS que oferece um assistente de preparação de dual-boot ainda não está pronto.
- Além disso, por agora só é possível instalar o Windows 10. O Windows 11 requer uma nova BIOS que está em desenvolvimento (que oferece compatibilidade com fTPM) e será lançada em breve.
- Estão disponíveis drivers para a GPU, Wi-Fi e Bluetooth. Os drivers de áudio ainda estão a ser desenvolvidos pela AMD e outros, mas poderão usar dispositivos de áudio por Bluetooth ou USB-C com o Windows no Deck.
Estas novidades são mais um pequeno passo na evolução lógica da Steam Deck que poderá ser explorada para lá do Steam OS, dando a possibilidade aos utilizadores de jogarem outros jogos para já incompatíveis com o sistema atual da consola, ou até de tirarem partido do Xbox Game Pass para PC.
Ao mesmo tempo, a Microsoft anunciou oficialmente a lista de jogos dos seus estúdios, disponíveis na Steam, compatíveis e incompatíveis com a Steam Deck. Numa página própria da Steam Store, encontramos todos os jogos verificados e jogáveis dos Xbox Game Studios, que incluem jogos como Psychonauts 2, Deathloop, Forza Horizon 5, entre outros. Incompatíveis, nesta fase, estão títulos como Halo Infinite ou Microsoft Flight Simulator X.
Verificados:
- Deathloop
- Psychonauts 2
- Hellblade: Senua’s Sacrifice
- The Evil Within
- Fallout Shelter
- Prey
- Battletoads
- Max: The Curse of Brotherhood
Jogáveis:
- Sea of Thieves
- Fallout 4
- Forza Horizon 5
- Forza Horizon 4
- Quantum Break
- State of Decay: YOSE
Incompatíveis:
- Gears 5
- Halo: The Master Chief Collection
- Halo Infinite
- Microsoft Flight Simulator X
De resto, podem sempre aproveitar para (re)ler a nossa análise a esta fantástica máquina.