VOLver é o novo projeto de programação cultural em rede do Médio Tejo

Une os municípios do Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.

VOLver
- Publicidade -

No contexto nacional e para muitos milhares de portugueses, em determinada época da sua vida, o Médio Tejo foi espaço de residência temporária, ou território de passagem, para a sua formação policial ou serviço militar. Locais como a antiga Escola Prática de Cavalaria, agora conhecida como Escola Prática de Polícia, em Torres Novas; o Quartel da Manutenção Militar do Exército, no Entroncamento; e a Base Aérea n.º 3 de Tancos, em Vila Nova da Barquinha, acolheram, ao longo de décadas, várias gerações de homens e mulheres, marcando para sempre os seus percursos de crescimento individual.

Torres Novas, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha têm uma história em comum, pontuada por vários elementos materiais e imateriais que os ligam, e a constituem como uma estrutura urbana polinucleada, num contexto de proximidade e interação muito significativas. Em pleno Médio Tejo e num eixo de 15 quilómetros, há cerca de 65.000 residentes com hábitos de circulação e usufruto de equipamentos, serviços, espaços de cultura e lazer, que vão dando corpo a esta urbe regional. Paralelamente, ao acolher e interligar pessoas e culturas provenientes de todos os pontos do país, a região é também um território de encontro e abertura aos outros, ao que é diferente, e que é, afinal, uma das características que nos une.

Foi este o mote do VOLver, novo projeto cultural em rede que une estes três municípios. De 18 de maio a 11 de dezembro, os municípios do Entroncamento, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha irão organizar e acolher um total de 84 eventos culturais – 6 exposições, 13 ações de arte urbana, 28 espetáculos musicais, 15 de dança, 8 de teatro, 10 sessões de cinema e 4 conferências, num programa cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020.

O projeto VOLver é um convite ao regresso. Um convite para que todos os portugueses que passaram por este território possam regressar por uns dias, revisitando, em família, os locais, o património e as vivências desse período e que fazem parte da história coletiva.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Câmara Municipal da Barquinha quer construir trilho de 14 quilómetros junto ao Tejo

Algo potenciado pelo facto de a Câmara ter agora à sua mercê a gestão do Castelo de Almourol.

Too Good To Go está a expandir-se no Médio Tejo

Significa que já podem combater o desperdício alimentar nas zonas de Entroncamento, Tomar, Ourém ou Sertã.

Médio Tejo vai ter projeto cultural em rede para envolver as comunidades locais

Chama-se Os Caminhos das Pessoas e é novo projeto cultural em rede que vai arrancar em novembro deste ano, logo após o término do Caminhos 2020.

Postos de carregamento de veículos elétricos disponíveis em vários municípios do Médio Tejo

Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Entroncamento, Torres Novas e Sertã. São estes os municípios do Médio Tejo que já têm postos de carregamento de veículos elétricos em funcionamento.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Vão de viagem em breve? Acabaram-se os testes e quarentenas

Desde que tenham Certificado Covid-19 válido, claro.

Intermarché abre loja em Alter do Chão

Esta nova loja criou 29 novos postos de trabalho.

MyMcDonald’s. Nova experiência digital da app da marca promete ainda mais benefícios para os utilizadores

Passa a ser mais fácil acumular pontos e há sempre ofertas diferentes todos os meses, muitas delas exclusivas.