Viseu investe em novos projetos de habitação social e alojamento estudantil

- Publicidade -

Por outro lado, o município de Viseu também investe na melhoria da mobilidade e das infraestruturas urbanas.

Em Viseu, o início de 2025 assinala o arranque de várias obras fundamentais para a cidade, com particular foco na criação de novas soluções de habitação social e de alojamento estudantil. A assinatura dos contratos das empreitadas a realizar na Rua do Gonçalinho e na Quinta da Pomba, bem como a requalificação de uma interseção em Prime, marcam o início de projetos que, no seu conjunto, representam um investimento superior a 4 milhões de euros, com financiamento através do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e do programa Next Generation EU da União Europeia.

A intervenção na Quinta da Pomba, situada junto ao Centro Hospitalar Tondela-Viseu, prevê a construção de um novo edifício de habitação social. Serão disponibilizados 13 novos fogos, de várias tipologias, no âmbito da Estratégia Local de Habitação do município. O projeto contempla um prédio de três pisos no lote 297, com quatro apartamentos T2 e cinco T1, além da transformação de duas frações comerciais no lote 302 em quatro fogos T1. O prazo previsto para a conclusão é de um ano, com um custo total de cerca de 1,14 milhões de euros.

Além da Quinta da Pomba, a cidade verá também a criação de um novo espaço de alojamento para estudantes. Na Rua do Gonçalinho, será reabilitada uma série de edifícios com o objetivo de disponibilizar 52 quartos para estudantes do ensino superior, a preços acessíveis. O projeto prevê a reconstrução dos três edifícios existentes, mantendo e reabilitando a fachada principal. Os espaços serão dotados de instalações modernas, como cozinhas, salas de refeições e de convívio, áreas de estudo, além de soluções sustentáveis, como a instalação de painéis solares e a reutilização de águas pluviais. Este projeto tem um custo estimado de 2,9 milhões de euros e deverá ser concluído em aproximadamente um ano e quatro meses.

Por outro lado, o município de Viseu também investe na melhoria da mobilidade e das infraestruturas urbanas. A requalificação do cruzamento da EN16 com o CM1352, em Prime, na freguesia de Fragosela, é outro projeto relevante em curso. A obra, com um custo de 40.000€ e um prazo de execução de 70 dias, visa melhorar a circulação automóvel na área, criando uma nova rotunda com uma gestão mais eficiente do tráfego e com uma sinalização adequada. A intervenção inclui igualmente a instalação de uma nova rede de iluminação pública.

Foto: CM Viseu

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados