O EyeTracking oferece uma nova forma de jogar jogos com Rez Infinite.
No início desta semana, a Enhance Experience anunciou o lançamento de versões nativas de Tetris Effect e de Rez Infinite para a PlayStation 5. E agora que já cá estão fora, juntamente com o lançamento do PlayStation VR2, Rez Infinite destaca-se por uma simples função: o eyetracking.
Eyetracking, ou rastreamento ocular, é uma das novidades do PlayStation VR2, o novo headset de realidade virtual para a PlayStation 5, que abre as portas a um nova forma de jogar e de experienciar jogos. Esta funcionalidade pode ser usada em conjunto com o foveated rendering, para que os jogos revelem uma imagem mais clara e de melhor resolução concentrada para onde o jogador está a olhar, ao mesmo tempo que aumenta o desempenho dos jogos; pode ser usada para controlar menus, como em Horizon Call of the Mountain, ou até como mecânica de jogo, como é o caso de Rez Infinite.
Ao longo desta última semana, foram vários os jogos que me passaram pelas mãos. E apesar de todas as novidades, foi esta experiência com origem na PlayStation 2 e Dreamcast que mais me marcou. Desenvolvido inicialmente por Tetsuya Mizuguchi, inspirado por musica disco europeia, Rez tinha um objetivo de criar uma sensação de sinestesia, graças ao ritmo do jogo e aos seus visuais psicadélicos. Ao estilo de um rail-shooter, os jogadores destroem alvos inimigos ao ritmo da musicados níveis e, no seu formato tradicional, usando o analógico dos comandos.
Com o PlayStation VR2 e em Rez Infinite, a versão definitiva do jogo original, a jogabilidade evoluiu para o campo da ficção científica, com o novo comando Sense apenas a ser usado para carregar num botão, enquanto o jogador faz lock-on nos alvos.
Esta forma de jogar, como podem ver no vídeo em cima, é extremamente satisfatória e torna um jogo que normalmente é bastante desafiante em algo mais excitante e pulsante, com menos espaço para erro, pois o alvo fica marcado apenas com o nosso olhar, enquanto nos deslocamos com a nossa cabeça.
A versão do PlayStation VR2 de Rez Infinite suporta também o feedback háptico dos comandos, assim como a vibração no próprio headset, e tira partido do incrível painel OLED do novo equipamento, com suporte para alta resolução, HDR e fluidez ate 120FPS. Para além disso, Rez Infinite pode ser jogado na PlayStation 5, de forma tradicional, sem necessidade do PlayStation VR2.
Rez Infinite está disponível na PS Stor por 29,99€.