Essencialmente, um motorista Uber irá levar um técnico de colheitas devidamente habilitado da Unilabs ao domicílio de um cliente que tenha requisitado o serviço, com equipamento de proteção individual para a recolha da amostra.
Após a Glovo ter permitido o agendamento da realização de testes rápidos à COVID-19, e de o Governo ter passado a permitir que qualquer pessoa possa adquirir testes e realizá-los em casa, eis que Uber uniu-se à Unilabs para um serviço de testes de rastreio à COVID-19 no domicílio.
A partir de hoje, a Uber irá levar a casa de um cliente que solicite este serviço um técnico de colheitas devidamente habilitado da Unilabs com equipamento de proteção individual para a recolha da amostra. Para isso, os interessados devem escolher na plataforma a opção Teste PCR ou Teste Antigénio.
O teste PCR, o gold standard recomendado para a deteção e rastreio da COVID-19, será disponibilizado por um custo de 125€ com uma resposta de entrega de resultado em 24 horas após a colheita. O teste de antigénio, um teste com menor sensibilidade mas com maior rapidez no resultado, terá um custo de 50€ e com entrega de relatório até quatro horas após a colheita. Este serviço está disponível para todos os clientes particulares ou com seguros.
Os resultados dos testes são comunicados ao sistema SINAVELAB, que centraliza a informação sobre os casos COVID-19 a nível nacional, permitindo às autoridades de saúde pública a monitorização constante dos casos e o rastreio de contactos para track and trace.
Nesta fase piloto, estarão disponíveis dois tipos de teste de rastreio à COVID-19 no Porto, Lisboa e em Guimarães.