TeleEscola. Aulas do Ensino Básico vão ser transmitidas na RTP Memória a partir de 20 de abril

Foi hoje, em plena conferência de imprensa, que o primeiro-ministro António Costa anunciou uma série de medidas que vão afetar o normal funcionamento do ensino em Portugal.

- Publicidade -

Há pontos importantes a reter desde já. Primeiro, os alunos até ao 9º ano de escolaridade vão ter aulas à distância. Já os alunos do secundário (foquemo-nos naqueles do 11º e 12º ano) vão ter aulas presenciais… mas ainda não se sabe quando. O objetivo é ter aulas presenciais em segurança, decisão que se deve ao facto da existência dos exames nacionais, que, como sabem, servem para a entrada no Ensino Superior.

TeleEscola

Ensino Básico

Lembram-se da TeleEscola? O formato está de volta para este ano, dado as circunstâncias que todos conhecemos. Assim, com o terceiro período a iniciar-se a 14 de abril, António Costa divulgou que, para os alunos até ao 9º ano, não haverá aulas presenciais, mas sim à distância. Essas aulas serão transmitidas via RTP Memória a partir de 20 de abril, sabendo-se ainda que haverá conteúdos de apoio ao pré-escolar, mas desta feita transmitidos na RTP e, presumivelmente, na RTP Play.

Além disso, e isto é importante, os alunos do Ensino Básico não terão nem provas de aferição, nem exames nacionais.

Ensino Secundário

Como já referimos, o terceiro período inicia-se a 14 de abril e, de momento, não existirão aulas presenciais, mas sim à distância, através de meios digitais. Certo é que, para os alunos do 10º ano, as aulas manter-se-ão à distância até final do ano letivo.

Já para os alunos do 11º e 12º ano, a história é outra. Para já, e tal como referimos anteriormente, as escolas permanecem encerradas. Porém, e quando existirem condições para tal, as escolas irão reabrir para que sejam dadas aulas presenciais das 22 disciplinas cujas provas finais são necessárias para o acesso ao ensino superior.

Quer isto dizer que, para as restantes disciplinas, o ensino continuará a ser feito à distância. No entanto, e para os pais que não desejarem ver os seus filhos expostos a um possível contágio, fiquem a saber que a assiduidade não será obrigatória, ou seja, as faltas serão consideradas justificadas.

Ainda no que toca às escolas, serão disponibilizados dispensadores de gel desinfetante à porta de cada sala de aula, com uso obrigatório à entrada e à saída. O uso de máscara será obrigatório.

Finalmente no que toca aos exames, a primeira fase acontece entre 6 e 23 de julho, com a segunda fase a decorrer entre 1 e 7 de setembro.

António Costa referiu ainda que, no próximo ano letivo, haverá um esforço de recuperação das aprendizagens em todos os anos de escolaridade. Além disso, e ao que tudo indica, será desenvolvido um programa para a disponibilização de equipamentos e acesso à Internet em banda larga para ensino à distância por meios digitais.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Sigam-nos

12,398FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
653SeguidoresSeguir

Relacionados

Crónica dos Bons Malandros. Série estreia na RTP a 2 de dezembro

Depois do livro e do filme, uma série de oito episódios. Marco Delgado, Maria João Bastos, Rui Unas, Joana Pais...

Joker, da RTP, vira jogo de tabuleiro

Sim, falamos do programa apresentado por Vasco Palmeirim na estação pública.

Ensino superior. Estabelecimentos devem preparar-se para aulas ao sábado

As regras para o próximo ano letivo já foram divulgadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Horizon Zero Dawn junta-se ao PS Now

Há meia dúzia de novos jogos no serviço de streaming da PlayStation.

Control chega ao Xbox Game Pass juntamente com mais de uma dezena de jogos

Dezembro leva até à subscrição mais de uma de jogos para PC, consolas e smartphones.

Análise – Razer Kishi (iPhone)

O Razer Kishi para iPhone é como um cheat code que vem trazer vantagem competitiva, principalmente nos jogos de tiros na primeira pessoa. É impossível não gostar.