Os números são impressionantes e os hábitos de visualização interessantes.
Com 2017 a chegar ao fim, a Netflix divulgou algumas estatísticas sobre os hábitos de visualização dos portugueses num ano recheado de estreias e novidades no serviço de streaming.
Os dados, obtidos entre os dias 1 de novembro de 2016 e 2017, revelam que, em todo o mundo, foram vistas cerca de 140 milhões de horas de conteúdo por dia, com uma média de mil milhões de horas por semana.
E sabem qual foi o dia mais popular? O 1 de janeiro, para começar bem o ano. Já em Portugal, esse dia foi o de 29 de outubro, num domingo, algo que suspeitamos que tenha a ver com a estreia de Stranger Things 2, que é a série mais “maratonada” pelos portugueses.
Neste comunicado, há também histórias mais insólitas, como é o caso de um português que deve adorar o filme O Expresso Polar (não disponível de momento no serviço em Portugal), de Robert Zemeckis, já que, durante este ano, assistiu ao filme 165 vezes!
A nível global, existem outros dados interessantes, como por exemplo o facto do filme Piratas das Caraíbas: A Maldição do Pérola Negra ter sido visto todos os dias do ano, ou seja, 365 dias, nos Estados Unidos da América; a média de filmes vistos por membro é de 60 filmes; o México é o país com mais subscritores que usam o serviço todos os dias, e houve até quem tivesse visto a série Shameless de uma assentada… na Antártica.
Certamente que existem outras curiosidades e factos estatísticos em relação a hábitos individuais, mas para já ficam guardados nos registos da Netflix.
Alguns, vá.
Em Portugal, as séries mais “maratonadas” foram as seguintes:
- Vândalo Americano
- Ana com A
- Riverdale
- Ingovernável
- Greenleaf
- As Telefonistas
- A Névoa
- O Atirador
- Por Treze Razões
- Marvel – o Punho de Ferro
E as que foram vistas com um ritmo mais calmo e saboroso:
- The Crown
- Uma Série de Desgraças
- Big Mouth
- Desajustados
- Neo Yokio
- Eu Tu e Ela
- Fronteira
- Wet Hot American Summer: Dez anos depois
- Ozark
- Um Dia de Cada Vez
Através de inquéritos em 32 países com acesso à Netflix, foi também registado que Narcos, House of Cards, Por Treze Razões e Stranger Things, foram as séries que ninguém esperou para ver acompanhado. Curiosamente, Stranger Things e Por Treze razões foram também as que juntaram mais pessoal.
E vocês? O que é que viram este ano?