Google disponibiliza um recurso verdadeiramente útil no Gmail para Android.
A Google lançou oficialmente uma atualização para o seu novo recurso “Resposta rápida” no Gmail para Android, proporcionando uma experiência mais simplificada para trocas rápidas de e-mail. A nova interface de Resposta Rápida apresenta uma caixa de texto compacta ancorada na parte inferior do ecrã ao visualizar um e-mail, substituindo os tradicionais botões “Responder”, “Responder a todos” e “Avançar”, que anteriormente ocupavam esse espaço. A nova caixa de texto permite que comecem imediatamente a digitar uma resposta curta sem terem que abrir a janela de redação de e-mail, que normalmente é em fullscreen.
A caixa de texto é ladeada por vários botões úteis: à esquerda, um ícone de anexo para adicionar ficheiros de forma rápida e, à direita, um menu suspenso para alterar destinatários ou responder a todos. Um botão emoji também está incluído, permitindo reagir rapidamente aos e-mails com uma expressão apropriada. Quando começam a digitar na caixa de texto, o botão emoji é substituído por um botão enviar e um botão “expandir” aparece, oferecendo a opção de alternar para a interface tradicional de composição em fullscreen, quando necessário.
Esta nova interface de resposta rápida visa agilizar o processo de envio de respostas curtas e diretas, que se tornou cada vez mais comum na comunicação digital acelerada de hoje. Para respostas mais longas e detalhadas, os utilizadores podem sempre aproveitar as vantagens da janela de composição em fullscreen pressionando o botão de expansão.
Resposta Rápida chega ao Gmail para Android
A implementação da Resposta Rápida no Gmail para Android segue vários meses de testes com um número limitado de utilizadores. A Google tem vindo a introduzir gradualmente esse recurso desde novembro do ano passado, mas a funcionalidade só faz parte oficialmente da aplicação desde o lançamento mais recente de recursos do Android.
Embora a Resposta rápida esteja a ser implementada na aplicação do Gmail em smartphones Android, não está claro se também estará disponível em tablets e dispositivos dobráveis. A Google não forneceu detalhes sobre possíveis planos de expansão para a nova IU.