Quarta edição do festival CEM PORTAS acontece no Convento São Francisco, em Coimbra

- Publicidade -

E é já esta semana.

O CEM PORTAS – O Convento aberto à cidade está de regresso para a sua quarta edição. É já no próximo fim de semana, de 3 a 5 de setembro, que as portas do emblemático Convento São Francisco, em Coimbra, se abrem para uma programação eclética e diversificada que inclui música, cinema, circo contemporâneo, dança e muito mais.

No primeiro dia do evento, sexta-feira, os visitantes podem assistir à performance sonoro-musical de Carlos Santos e Miguel dos Reis, Uma orelha na cidade. Agendado para as 19h, na Sala Conventual, este é um dos projetos que resulta de um processo de captação de sons na cidade de Coimbra. Segue-se, às 21h30, no grande auditório do Convento São Francisco, o espetáculo de circo contemporâneo Otus, da Companhia Oliveira e Bachtler, que traz a cena uma reflexão sobre a tensão e a relação, num universo abstrato de madeira. Por fim, o ator André Gago será o responsável por encerrar a noite, com a apresentação do primeiro dos três recitais que compõem o projeto Coimbra-C, Estação Europa. O momento, que conta com poesia, prosa ou ensaio está agendado para as 22h30, nos Claustros do Piso 1.

A programação para o segundo dia do evento, sábado, 4 de setembro, tem início às 16h, com a performance sonoro-musical Paisagens sonoras da Cidade, a cargo de João Castro Pinto e Leonor Arnauth. A performance, que parte, também, de captações feitas na cidade de Coimbra e ao longo de várias localizações do Rio Mondego, pode ser vista na Sala Conventual. Mais tarde, às 18h30, na Sala Sofia, o programa prossegue com o espetáculo de dança #4 ar, da autoria de Marta Cerqueira (bailaria e coreógrafa) e Simão Costa (pianista e compositor). Às 21h30, na Praça da Caixa de Palco, o Cem Portas celebra os 100 anos do filme O garoto de Charlot com um cine-concerto que resulta de uma residência artística realizada no Convento São Francisco e que culminou na pintura sonora que ilustrará, ao vivo, uma das obras de referência de um dos maiores génios da comédia do cinema mudo, Charlie Chaplin. O dia fecha com a performance Cargas, da espanhola Cia. Es Circ, agendada para as 22h30, na Praça das Bandeiras. Esperam-se momentos inusitados onde a façanha do corpo circense se alia à magia do equilíbrio com pedras para recriar um imaginário ancestral e primitivo.

No último dia do programa, domingo, 5 de setembro, os Claustros do Convento São Francisco recebem, às 10h, duas sessões do concerto Bebés com Asas. Da autoria da Academia de Música de Coimbra, este é um espetáculo criado para estimular a imaginação de bebés. Já de tarde, às 17h, o convite é para refletir sobre a solidão na velhice, com o espetáculo poético Somente, do Teatro Só, que será exibido na Praça do Restaurante. Por fim, às 17h30, o festival encerra com o espetáculo Ressonâncias II: Concerto #2, na Sala Conventual. Este último espetáculo foi desenvolvido em torno do dispositivo interativo Mobiliário Sonoro 02 (MS02), um objeto que permite a exploração artística, educativa e lúdica daquele arquivo.

As entradas para todos os eventos são gratuitas, estando sujeitas à lotação de cada um dos espaços e à apresentação de bilhete. Para isso, devem levantar as entradas na bilheteira do Convento São Francisco entre as 15h e as 20h.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados