Project Leonardo para a PlayStation 5 recebe um novo nome e novas informações

- Publicidade -

O comando de acessibilidade da PlayStation está cada vez mais próximo da realidade.

Revelado durante CES 2023, no início deste ano, o Project Leonardo apresentou-se como a primeira alternativa de comandos desenhados para acessibilidade da PlayStation e para a PlayStation 5. Agora, o comando foi rebatizado e recebe novas informações, incluindo um primeiro olhar à interface na consola.

Project Leonardo chama-se agora Access e recebe este novo nome no Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade, que se comemora hoje, a 18 de maio.

Embora a acessibilidade seja um tema importante durante todo o ano, o mês de maio é sempre especial, uma vez que celebramos o Dia Mundial da Consciencialização para a Acessibilidade e reconhecemos os passos dados pela comunidade de acessibilidade e pela indústria dos videojogos para tornar os jogos mais inclusivos. Na Sony Interactive Entertainment estamos empenhados em promover essa missão, pelo que hoje temos o prazer de partilhar novos detalhes e imagens do Comando Access para a PS5“, explica Hideaki Nishino, Senior Vice President na SIE.

Em comunicado, a PlayStation descreve o Access como um “kit de comando”. No fundo, trata-se de um conjunto de ferramentas que podem ser combinadas para criar um comando adaptado às necessidades de cada jogador, especialmente aqueles com limitações e deficiências físicas, que os impedem de experienciar jogos com controlos tradicionais.

O Access tem um design central onde podem ser aplicados diferentes botões, manípulos permutáveis e onde será possível criar diferentes layouts e perfis, e foi desenvolvido com a colaboração de organizações como a AbleGamers, SpecialEffect e Stack Up.

Quando for lançado, os utilizadores poderão esperar pelo seguinte:

  • Coberturas dos manípulos analógicos (padrão, tipo cúpula e tipo bola);
  • Coberturas de botões de diferentes formas e tamanhos, incluindo:
    • Cobertura de botões tipo almofadadas;
    • Cobertura de botões planos;Cobertura de botões planas e largas;Cobertura de botões salientes (que beneficiam os jogadores com mãos mais pequenas, uma vez que estão posicionadas mais perto do centro);
    • Cobertura de botões curvos (que podem ser empurradas se colocadas na parte superior, ou puxadas se colocadas na parte inferior do comando)
  • Etiquetas das coberturas dos botões substituíveis para os jogadores marcarem facilmente as entradas que atribuem a cada botão

Para além do seu formato modular, o Access também se transforma, podendo ser rodado em 360 graus graças ao design circular, e posicionado em diferentes orientações, graças ao suporte AMPS semelhante ao que encontramos em trípodes. O comando conta ainda com a possibilidade de ser utilizado com um segundo kit e com os comandos DualSense e DualSense Edge para a PlayStation 5. E tem ainda quatro portas de expansão de 3.5mm.

Para explicar e explorar todas estas novidades, a PlayStation lançou um extenso vídeo de sete minutos, que explica o que é possível fazer com o comando e como será possível que TODOS possam jogar videojogos na PlayStation 5.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados