Sony revela o seu primeiro comando de acessibilidade para a PlayStation 5

- Publicidade -

Digam “Olá” ao Projeto Leonardo.

A acessibilidade tem sido cada vez mais uma das prioridades para quem faz jogos e equipamentos para jogos. Afinal de contas, os jogos são para todos e as limitações dos jogadores não deveriam ser uma barreira.

Nesta missão, temos os títulos a receberem cada vez mais opções para ajudar jogadores com dificuldade a usufruírem das experiências de jogo. Tanto que já tivemos a Microsoft a oferecer uma solução altamente personalizada que permite um leque de configurações para que os jogadores com limitações motoras possam adaptar as experiências de jogo, com o Xbox Adaptive Controller.

Agora, é a vez da PlayStation apresentar mais uma solução, com um novo tipo de periférico chamado Projeto Leonardo, que também oferece um leque de opções de personalização para se ajustar às capacidades e limitações dos jogadores.

Apresentado durante a CES 2023, o Projeto Leonardo não tem ainda uma janela de lançamento, mas, graças a uma publicação no blog da PlayStation, podemos ficar a conhecer um pouco mais sobre o periférico.

A PlayStation descreve o Projeto Leonardo como um periférico desenhado “para remover as barreiras dos jogos e ajudar jogadores com limitações a jogar de forma mais fácil, mais confortável e durante longos períodos de tempo na PlayStation 5”.

  • Alta personalização de hardware: o Project Leonardo é uma tela para os jogadores criarem a sua própria experiência de jogo. Inclui um kit de componentes trocáveis, botões e tampas analógicas de diferentes tamanhos;
  • Alta personalização de software: na PlayStation 5, os jogadores poderão personalizar a sua experiência de jogo por meio de mapeamento de botões e perfis de comando;
  • Funciona em colaboração com outros dispositivos e acessórios de acessibilidade de terceiros: pode ser usado sozinho, com outro comando Project Leonardo, ou em conjunto com o comando DualSense. Pode ser expandido através de quatro portas AUX de 3,5 mm;

Para já apenas compatível com a PlayStation 5, o novo comando está a ser desenhado com a ajuda de organizações como a AbleGamers, SpecialEffect e Stack Up, e apresenta-se como um disco das dimensões do DualSense, onde à sua volta é possível configurar oito botões e um joystick, emulando um dos lados do comando tradicional. O Projeto Leonardo está desenhado para que possa ser usado isolado, em conjunto com outro Projeto Leonardo, ou até com o DualSense, entre outras formas, dependendo das necessidades de cada jogador.

O Projeto Leonardo marca, assim, mais um passo na missão de acessibilidade aos jogos PlayStation, depois da forte aposta em opções do género em lançamentos recentes, como em God of War Ragnarok ou The Last of Us Part I.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes