Pode-se dizer que o programa GameNest acertou à primeira e que foi um sucesso.
Em 2017, o programa que ajudou a desenvolveu videojogos em ambiente académico (ETIC, IPLeiria e Universidade Lusofona), viu alguns desses projetos levarem grandes distinções na industria dos videojogos nacionais, como o de Melhor Jogo no concurso Prémios PlayStation com Out of Line, que também recebeu o Prémio Imprensa, e Obscuria que recebeu o Prémio de Melhor Arte no mesmo evento.
Nesta segunda temporada, a aposta em jogos para a consola da Sony (e PC) é ainda mais ambiciosa, com seis novos projetos que serão acompanhados por professores e profissionais da indústria.
Todos os jogos são desenvolvidos por alunos que aproveitam para dar aso à sua imaginação e criatividade, contando histórias e levando-nos a mundos fantásticos. Há de tudo um pouco.
Keg War
Inspirado no clássico jogo do Galo, o filme O Sétimo Selo (1957, Ingmar Bergmann) e misturando tudo com elementos de RPG, Keg War transforma o que aparenta ser um simples jogo de tabuleiro num desafio altamente estratégico.
A narrativa central de Keg War parte de uma guerra antiga entre dois reis pela disputa de uma grande cidade, que acabou de uma curiosa forma – ambos decidiram usar barris explosivos para aniquilar o oponente. Estes eventos são agora recordados em várias tabernas do reino, num amado jogo de tabuleiro apelidado de Keg War.
Our Way
É um sidescroller de ação, puzzles e com mecânicas de stealth. Em Our Way, o personagem principal dispõe igualmente de um gancho e um companheiro que lhe dá auxílio nos momentos mais desafiantes do jogo.
Our Way centra-se numa narrativa que retrata duas visões distintas do mundo, num conflito reminiscente da Guerra Fria, onde dois grandes blocos ideológicos tentam assumir o domínio do planeta. O pequeno protagonista, apanhado neste embate, tenta encontrar o seu próprio caminho num futuro distópico.
Tin-heart
É um jogo de plataformas que conta com elementos de exploração, tendo como mecânica principal os braços de um robô (Urion) que esticam conforme os desafios. Tin-Heart também demonstra uma mensagem ecológica, onde o protagonista principal tem como missão reprogramar robôs poluentes e, assim, salvar o Planeta Terra.
A narrativa do jogo começa em 21XX, quando robôs que outrora limpavam o ar poluído da Terra foram corrompidos pelo excesso de poluição e começaram a destruir o planeta. Os humanos, incapazes de fazer frente a tamanha força, viram-se forçados a abandonar a Terra. Quase ao mesmo tempo, Urion acorda num armazém. Considerado obsoleto, mas com a programação original intacta, Urion vai tentar recordar os seus companheiros robóticos das diretrizes iniciais, e assim, ajudar a salvar o planeta.
Capture
Capture é uma aventura com foco na exploração e na resolução de puzzles usando a fotografia, assim como a perspetiva.
A narrativa de Capture centra-se no momento em que o jogador se encontra numa floresta, onde tudo parece ser demasiado perfeito, calculado, quase artificial. Talvez até excessivamente artificial! Ao longo da aventura, surgirão novos mistérios e o desejo de olhar por detrás da cortina será inevitável.
Fayo
Um sidescroller 2D de ação e aventura com um estilo desenhado à mão. As mecânicas centram-se em torno da capa que a personagem principal (Fayo) utiliza em diversos contextos.
A narrativa do jogo foca-se em Fayo, uma adorável personagem que pretende descobrir o que aconteceu ao seu pai, desaparecido há vários meses. Rapidamente, a aventura leva-o a uma nova dimensão cheia de perigos e desafios.
Ink Knight
Ink Knight é um jogo de plataformas com elementos de ação e aventura tendo como protagonista principal, Ink, um estranho cavaleiro feito de tinta.
Ink Knight utiliza como uma das suas mecânicas principais a tinta da personagem, que, além de servir como elemento de interação, dá igualmente azo à ferramenta principal do jogo – um aparo. Ao longo desta aventura, vamos também conhecendo a epopeia de Ink num mundo mágico, onde a tinta demonstra ser um fator essencial de todo este universo.
Todos estes jogos encontram-se de momento em desenvolvimento para PlayStation 4 e PC.
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