Tem sido um problema nestes dias, principalmente para aquelas pessoas que só conseguem ir às compras ao fim de um dia de trabalho (mesmo em regime de teletrabalho). Além de vários supermercados encerrarem mais cedo de momento, ou seja, com horários mais reduzidos, nunca se sabe muito bem qual a melhor hora para abastecer a dispensa.
Pois bem, há uma nova app que permite ajudar-nos neste sentido. Porém, é um projeto que precisa do apoio dos utilizadores para ter informação atualizada.
Chama-se Posso Ir e é mais um projeto que nasce no âmbito do Tech4Covid19, uma iniciativa de um grupo de empreendedores que está a criar soluções tecnológicas para ajudar a população a ultrapassar os desafios trazidos pela pandemia.
Esta app, desenvolvida em sete dias por uma equipa de 10 pessoas das startups Lapa e Visuallity, está disponível para iOS e Android e a sua utilização é muito simples.
Basicamente, assim que forem às compras, devem assinalar na app como está a fila de espera para entrar na superfície comercial, tanto antes como depois de sair. Há três opções: sem fila (tempo de espera até cinco minutos), fila média (entre 5 a 20 minutos de espera) e fila longa (mais de 20 minutos de espera).
Ou seja, e nesta fase, a Posso Ir está dependente da informação prestada pelos utilizadores, mas isso nada garante que as pessoas não forneçam dados errados. A pensar nisto, a app terá em breve os dados oficiais das cadeias de retalho do Lidl, Pingo Doce e Sonae, para que a informação prestada seja totalmente verídica.
Além disso, a Posso Ir poderá também integrar o comércio local, como algumas mercearias. Embora seja mais complicado estes espaços registarem fila, é algo que dá sempre jeito.