Porto e Norte registou em 2019 o maior número de turistas de sempre

- Publicidade -

O Porto e Norte atingiu em 2019 o recorde absoluto de turistas, com mais de 10,7 milhões de dormidas na região, registando um crescimento histórico de 9,7%, o maior a nível nacional.

Ainda no que toca às dormidas, no mês de dezembro, o Norte foi, a seguir aos Açores, a segunda região que mais cresceu (+12,3%), concentrando 18,9% do total de dormidas a nível nacional, resultado apenas superado pela Área Metropolitana de Lisboa.

Em 2019, a região Norte sobressaiu, também, com o maior crescimento do número de dormidas de não residentes (+12,3%), demonstrando a crescente atratividade deste destino. No total, foram registadas mais de 6,4 milhões de dormidas de não residentes entre janeiro e dezembro.

No conjunto do ano de 2019, destaque ainda para o aumento das dormidas no município do Porto, que teve um crescimento de 10,9%, representando 6,5% do total de dormidas a nível nacional. Neste particular, o mercado interno cresceu 1,7% e os mercados externos aumentaram 13%.

Entre os municípios mais representativos no total nacional, Matosinhos sobressaiu com a maior quota de residentes (60,2%), seguindo-se Braga (51,8%).

Realce, ainda, para o facto de a região Norte ter sido, juntamente com o Algarve, a única que registou ligeiro crescimento da estada média (+0,2%) durante o mês de dezembro.

Em termos de proveitos nos estabelecimentos de alojamento turístico, dezembro foi, na generalidade do país, um mês positivo, com o indicador do rendimento médio por quarto disponível na região Norte a situar-se nos 27,2€, ou seja, o terceiro maior a nível nacional.

Já no que se refere ao rendimento médio por quarto ocupado, o valor ascendeu a 71,9€ na região Norte, apenas atrás de Lisboa e Madeira.

No conjunto do ano de 2019, os proveitos totais a Norte aumentaram 13,9%.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes