Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal. E tudo graças à NOS

- Publicidade -

É a primeira cidade nacional com uma rede 5G 100% operacional em regime de piloto. Falamos de Matosinhos, cidade que está agora dotada com a quinta geração de comunicações móveis, algo possível graças à parceria da NOS com a Huawei.

Portanto, a partir de agora, a rede 5G da NOS está integralmente operacional e disponível, em regime de piloto, à autarquia, empresas e polos de investigação, para o desenvolvimento de use cases alavancados nesta tecnologia.

Assim, a NOS passar a dispor de um “laboratório” em ambiente real, no qual irá testar soluções e serviços 5G para o mercado residencial e empresarial, assim como para as autarquias e instituições.

De salientar que a rede de 5G da NOS em Matosinhos utiliza o espectro na banda dos 3,5GHz solicitada à ANACOM para efeitos de testes.

Já a infraestrutura 5G de Matosinhos é composta por uma rede com cerca de 20 estações rádio que cobre integralmente a cidade de Matosinhos, bem como a totalidade da Zona Livre Tecnológica compreendida entre o Parque da Cidade do Porto, o Porto de Leixões, a Freguesia de Srª da Hora e a zona comercial do NorteShopping.

Recorde-se que, com o 5G, será possível navegar com velocidades máximas acima de 1 Gigabit por segundo, com uma latência muito baixa. Ou seja, ao implementar o 5G em Matosinhos, a NOS está a assegurar à cidade uma ligação à Internet até 10 vezes superior e um futuro totalmente conectado ao suportar 1M equipamentos / km^2 (pessoas, sensores, câmaras e todo um mundo de outras “coisas)” ligados.

Recentemente, a NOS deu a conhecer o tarifário “Sem Limites“, o qual possui uma modalidade, Sem Limites Max, que utiliza a máxima velocidade disponível naquele momento. Ou seja, é um tarifário já preparado para o 5G, que, infelizmente, ainda não está a ser utilizado em Portugal.

Em todo o caso, a operadora mostra que já está preparada para o futuro.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes