Depois das confirmações de nomes como Lana Del Rey, The 1975, Janelle Monáe, Cat Power, Migos, Kaytranada e Metronomy, entre outros, há mais um cabeça-de-cartaz confirmado: os franceses Phoenix atuam dia 19 de julho, no Palco Super Bock.
A história do coletivo começou nos subúrbios de Paris, quando o vocalista Thomas Mars, o baixista Deck D’Arcy e o guitarrista Christian Mazzalai decidiram fazer uma banda de garagem, como tantos outros jovens em plena década de 90.
Pouco depois, o irmão de Mazzalai, o guitarrista Branco, também se juntou ao grupo. A banda começou por tocar versões de Hank Williams e Prince para audiências em pubs parisienses, ainda sem a assinatura Phoenix. O nome só surgiu uns anos mais tarde, aquando do lançamento dos primeiros singles, numa altura em que se dividiam entre o punk rock e o krautrock.
Foi em 2000 que surgiu o primeiro disco, United, que conta com as participações de familiares e amigos, incluindo Thomas Bangalter (Daft Punk) e Philippe Zdar (Cassius). A seguir vieram os álbuns Alphabetical (2004) e It’s Never Been Like That (2006). Mas a aclamação só chegaria com Wolfgang Amadeus Phoenix, um disco que ainda hoje é apontado como a obra-prima da banda e um dos melhores discos dos últimos dez anos.
Mais recentemente, lançaram Bankrupt! (2013) e Ti Amo (2017), discos onde há experimentação, ecos orientais e sintetizadores dominados com uma rara mestria.
Os Phoenix juntam-se aos já anunciados Lana del Rey, The 1975, Metronomy, FKJ, Superorganism, Kaytranada, Disclosure, Charlotte Gainsbourg, Cat Power, ProfJam, Masego, Migos, Calexico and Iron & Wine, Branko, Christine and The Queens, Shame, Conan Osiris, Conjunto Corona, Galgo, Glockenwise, Sallim, Roosevelt, Ezra Collective, Gorgon City e Janelle Monáe.
Recorde-se que a 25ª edição do Super Bock Super Rock vai acontecer a 18, 19 e 20 de Julho de 2019, na Herdade do Cabeço da Flauta, no Meco, após se ter mudado para o Parque das Nações, em Lisboa. O “novo” local vai estar preparado para o campismo durante os três dias e será de acesso gratuito a todos os portadores do passe geral, que podem aproveitar o campismo mais cedo, neste caso desde quarta-feira, 17 de julho, até domingo, 21 de julho.
Quanto aos bilhetes, já podem ser adquiridos num terceiro lote na Blueticket e outros locais habituais com o passe de três dias a custar 110€ e o diário 60€. Recorde-se que o dai 18 de julho está esgotado.