O chefe da divisão da Xbox quebrou o silêncio sobre uma alegada mudança de estratégia da marca.
Surgiram recentemente rumores de que a Xbox irá levar alguns dos seus jogos exclusivos a plataformas concorrentes. Um desses casos é Hi-Fi Rush, praticamente confirmado para a Nintendo Switch e PlayStation 5, devido a novos conteúdos escondidos adicionados em recentes atualizações.
Depois disso, seguiram-se mais rumores e especulações, com Tom Warren do The Verge a partilhar que Indiana Jones and the Great Circle, revelado em janeiro como exclusivo Xbox, terá um alegado lançamento em consolas PlayStation pouco depois. A este juntam-se também rumores de que Starfield receberá novas versões.
Estas especulações não confirmadas foram vistas como preocupantes por fãs da marca e entusiastas da indústria dos videojogos, que já saltam para conclusões precipitadas de que a Xbox quererá sair de cena no que toca a hardware – consolas – focando-se exclusivamente na produção e distribuição de jogos. Algo semelhante ao que aconteceu com a SEGA após o lançamento da SEGA Dreamcast.
Com drama e especulações ruidosas, que podem por em causa a identidade da marca, Phill Spencer, chefe da divisão de jogos na Xbox, dirigiu-se a todos através das suas redes sociais, comunicando que, na próxima semana, irá partilhar novidades sobre o futuro da marca. Sem negar ou confirmar os recentes rumores.
“Estamos atentos e a ouvir-vos. Estamos a planear um evento de atualização de negócio para a próxima semana, onde queremos partilhar mais detalhes convosco sobre a nossa visão do futuro da Xbox”, afirma Phil Spencer.
Todos estes episódios acontecem após um Developer_Direct, uma transmissão dedicada a novidades para a Xbox em 2024, e do despedimento coletivo de cerca de 1900 trabalhadores de diferentes estúdios da Xbox, que abalou toda a indústria.