A Microsoft anunciou que vai despedir 1900 empregados da Xbox, Bethesda e Activision Blizzard, cerca de 8% da totalidade de empregados nos estúdios da empresa, três meses depois de uma ambiciosa fusão.
O ano não começou bem para a indústria dos videojogos, com despedimentos coletivos em alguns dos maiores estúdios do mundo. No início do ano, a Unity despediu 1800 empregados, esta semana a Riot Games despediu 530, e agora, a Microsoft/Xbox despediu 1900 empregados, na maioria deles da Activision Blizzard King.
Entre outros despedimentos da indústria, 2024 já somou, ao todo, 5600 profissionais despedidos um pouco por todo o mundo, um número que equivale a metade dos despedimentos de 2023.
Os despedimentos na Xbox acontecem cerca de três meses depois da ambiciosa aquisição da Activision Blizzard King, uma das maiores aquisições da história, avaliada em sensivelmente 69 mil milhões de euros, que foi sujeita a uma batalha legal de quase dois anos para poder ser concluída.
Os despedimentos correspondem a cerca de 8% da totalidade de empregados nos estúdios da Xbox, entre quase todos eles, da Xbox Game Studio, ZeniMax (Bethesda) e a Activision Blizzard King, que trouxe para debaixo da asa da Microsoft franquias como Overwatch, World of Warcraft, Diablo, Call of Duty e Candy Crush.