- Publicidade -

Phenix. Nova app combate o desperdício alimentar e não alimentar

-

Depois da Too Good to Go, há mais uma aplicação anti-desperdício. Chama-se Phenix, é líder no combate ao desperdício alimentar e não alimentar na Europa e já está disponível em Portugal.

O combate ao desperdício promete tornar-se uma tendência nos próximos tempos. Em Portugal, segundo um relatório do projeto PERDA, de 2012, são desperdiçados todos os anos cerca de um milhão de toneladas de alimentos, o equivalente a 17% da nossa produção anual. Deste desperdício, cerca de 28% tem origem na distribuição e comércio dos alimentos e cerca de 32% tem origem no consumo doméstico e restauração.

Na prática, cerca de 50.000 refeições são deitadas fora, todos os dias, nos restaurantes. Portanto, porque não salvar essas refeições? É precisamente esse o objetivo da Phenix.

Apesar de a app ter ficado disponível no passado dia 1 de outubro no nosso país, só agora começou a ser mais falada. Neste momento, a Phenix funciona em Lisboa e Cascais, contando com mais de 25 estabelecimentos aderentes.

Na app, os utilizadores podem ajudar restaurantes, pastelarias, mercearias, cafés e até lojas como floristas, a venderem os seus excedentes, adquirindo esses mesmos produtos, e, dessa forma, ajudam a combater o desperdício. Sim, o desperdício vai além do setor da restauração, e a Phenix teve o cuidado de integrar outro tipo de lojas.

Claro, sendo excedentes, ou seja, algo que, originalmente, iria para o lixo por não se ter vendido, os preços são bem reduzidos, sendo que, no caso da Phenix, os descontos chegam aos 50%.

Contrariamente ao que acontece com a Too Good To Go, a Phenix permite saber o que vem dentro de cada encomenda, que, neste caso, são cabazes. Ou seja, o comerciante insere o cabaz na aplicação com um breve descritivo do que contém. Além de ficar uma compra mais apelativa, a app reduz, desta forma, o risco dos consumidores acabarem por desperdiçar o que estão a comprar.

Nos cabazes, podem encontrar refeições prontas a comer, frutas e legumes, pastelaria, padaria, produtos de mercearia como queijos e compotas, entre muitos outros.

Portanto, bastará na app utilizarem os filtros disponíveis, para que somente vos apareçam estabelecimentos que vendam cabazes que achem apelativos, e, depois, passar no horário definido pela loja para levantar o vosso cabaz, geralmente no período de final de tarde.

A Phenix quer também ser justa para os comerciantes

A Phenix sabe como funcionam as outras apps do mercado, pelo que, possivelmente, não apresentará os preços mais baixos. No entanto, tem uma razão de ser: os descontos deverão fixar-se nos 50%, pois esta é a forma mais justa para o comerciante e para o utilizador. O comerciante consegue recuperar um pouco mais que o preço de custo do produto e os utilizadores conseguem um bom negócio, com um desconto justo, por aquilo que será, à partida, um produto desperdiçado.

Além disso, a app permite ainda saber quanto dinheiro poupámos e quantos quilogramas de CO2 evitámos que fossem libertados em vão para a atmosfera.

Como se isto não fosse suficiente, a Phenix tem ainda um sistema de pontos em que 5% do valor de cada cabaz é devolvido ao utilizador para continuar a fazer compras anti-desperdício. Portanto, evitamos o desperdício, poupamos dinheiro e ainda recuperamos algum do valor gasto numa espécie de cashback.

Além de tudo o que já foi referido, a Phenix ajuda ainda diversas instituições de solidariedade social, além de também converter excedentes para consumo animal.

Até final do ano, os responsáveis esperam alargar a área de atuação para a região do grande Porto. A Phenix já conta com mais de 4.000 utilizadores em Portugal.

Interessados? Saquem a aplicação para Android e iOS e utilizem o nosso código dqI5AQ4W na altura do registo. Após a vossa primeira compra, receberão 5€ em pontos de fidelização (500 pontos).

- Publicidade -

1 Comentário

Sigam-nos

10,007FãsGostar
4,034SeguidoresSeguir
501SeguidoresSeguir

Mais Recentes

Rock in Rio Lisboa lança “passaporte” único que vale entrada para dois adultos e duas crianças

Foi esta quinta-feira, dia 20 de fevereiro, que o Rock in Rio Lisboa chamou a imprensa e outros convidados para apresentar um espaço inteiramente dedicado às crianças. É o Rock in Rio Kids, que é, essencialmente, um mini Rock in Rio... dentro do Rock in Rio.

Dragon Ball Z: Kakarot vai ter DLC dedicado ao filme Batalha dos Deuses

Já passou mais de um mês desde que Dragon Ball Z: Kakarot foi lançado para consolas e PC. Desde então, certamente que muitos jogadores não só já terminaram o jogo, como ainda estão a tentar fazer todas as subquests e a derrotar todos os inimigos acima do nível 100.

Pingo Doce manda recolher canellonis e lasanhas por suspeitas de vestígios de plástico

Não é a primeira vez que o Pingo Doce manda recolher produtos. Já aconteceu no passado e deve ir acontecendo pontualmente, mas o que vale é que os clientes vão sendo avisados pela própria insígnia.

Fortnite recebe um novo tema e abre as portas a Deadpool na nova temporada

Começou uma nova temporada no Fortnite, a segunda desde que se iniciou o Chapter 2 do popular jogo da Epic Games.

Seleção de Escolhas Essenciais em promoção na PlayStation Store

A promoção Escolhas Essenciais começou na PlayStation Store, com mais uma seleção de grandes jogos com grandes descontos.
- Publicidade -