Petroprix está prestes a abrir os seus primeiros postos de combustível low-cost em Portugal

- Publicidade -

E será já em abril!

Foi em julho do ano passado que o Grupo Petroprix, a maior rede de estações de serviço low cost com combustível de qualidade em Espanha, anunciou a sua internacionalização. Mais especificamente para Portugal, Panamá e Chile. No caso da expansão para Portugal, uma data para a chegada desta empresa a território nacional era desconhecida, mas eis que, ainda durante 2023, surgiram novidades sobre este processo.

Durante a apresentação do plano estratégico do grupo, por ocasião do 10º aniversário, a Petroprix anunciou que a chegada a Portugal aconteceria ainda durante essse ano. Ou seja, significava que, até ao final de 2023, teríamos pelo menos uma estação de serviço da Petroprix a funcionar por cá. Mas não foi isso que aconteceu.

Devido a vários atrasos, deverá ser apenas no próximo mês de abril que a empresa espanhola irá chegar a Portugal, neste caso à Covilhã, com um posto de abastecimento localizado próximo ao Lidl daquela cidade. Aguarde-se por isso, com expectativa, novidades relativamente aos preços que serão praticados pela gasolineira. Quanto ao posto prometido para Águeda, que fica ao pé da loja TEDi da cidade, também estará praticamente terminado, como podem ver nas fotos aqui em baixo, portanto deverá começar a funcionar pouco dias após a inauguração do posto de abastecimento de combustível na Covilhã.

Recorde-se que, no ano passado, a PetroPrix tinha referido que o plano para Portugal passava por, em 2024, abrir pelo menos 15 postos no país, dando preferência inicialmente ao Grande Porto, só depois passando para a Grande Lisboa. E até ao final de 2025, a alegada meta será ter 50 estações de serviço a funcionar no país, mas tendo em conta o panorama atual, parece ser um objetivo difícil de alcançar.

Combustíveis mais baratos? Talvez

Em Espanha, esta gasolineira destacou-se da concorrência ao ter criado estações de serviço com pagamento automático e tecnologia própria. Ou seja, e uma vez que não tem as típicas lojas onde entramos para pagar o combustível, beber um café ou comer alguma coisa, isto permitiu à empresa reduzir custos. E uma vez que é tudo automatizado, os preços são mais vantajosos face à concorrência.

É precisamente este modelo que será replicado em Portugal, mas será difícil imaginar um abastecimento entre 10 e 15 cêntimos mais barato, tal como acontece em Espanha, devido à carga fiscal portuguesa. Mas quem sabe não teremos uma surpresa.

De resto, sabemos que estas estações terão capacidade para abastecer seis veículos em simultâneo, com postos de abastecimento com gasóleo simples (A) e Gasolina simples 95. Poderão pagar em numerário, com cartão ou através do smartphone.

Espanhola Plenoil também vai entrar em Portugal

Pois é, mais um gasolineira low-cost espanhola vai entrar no nosso país. Trata-se da Plenoil, cujo plano passará por abrir estações de serviço primeiramente no Grande Porto, estando planeada a abertura de 10-20 postos nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Guarda.

A empresa espanhola quer ter, pelo menos, entre oito a dez postos localizados nas maiores cidades a funcionar até ao final de 2024, planeando investir cerca de 500.000€ em cada posto de abastecimento de combustível. Mas tal como a PetroPrix, também a Plenoil estará com atrasos em obras, pois até ver, não tem nenhum posto a funcionar em território nacional. E estando nós já quase a entrar no mês de abril, parece também uma meta demasiado ambiciosa para atingir até ao final do ano.

Há também planos para postos de carregamento para veículos elétricos, mas tudo indica que seja somente em 2025.

A nível de preços, a Plenoil promete que o seu combustível será 8 a 10 cêntimos mais barato por litro.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados