Pessoas com 25 anos ou mais passam a ter renovação automática do Cartão de Cidadão

Renovar o Cartão de Cidadão está ainda mais simples.

Cartão de Cidadão
- Publicidade -

Anteriormente, a renovação do Cartão de Cidadão implicava a confirmação via SMS, com os cidadãos a terem de deslocar-se a um balcão de atendimento para renovar e levantar o cartão. Contudo, a pandemia veio simplificar o processo e tornar tudo mais digital, pelo que há agora boas novidades relativamente a tudo isto.

A partir de agora, os cidadãos com 25 anos ou mais, não sujeitos ao regime do maior acompanhado, vão receber em casa a carta PIN com os códigos do seu novo cartão e uma referência multibanco para pagamento da renovação. Se não precisarem de alterar o nome, assinatura, fotografia, morada ou contactos, devem fazer o pagamento da referência multibanco no prazo indicado e receberão o novo cartão em casa. A carta PIN será enviada 60 dias antes do fim da validade do Cartão de Cidadão.

Após a receção da carta PIN e pagamento da referência multibanco, o Cartão de Cidadão será enviado por correio para a morada do seu titular. Por razões de segurança, é entregue exclusivamente ao próprio titular e, para garantir que tal acontece, será solicitada a apresentação de um documento oficial com fotografia, como o cartão de cidadão caducado, o passaporte ou a carta de condução.

Caso não estejam em casa no momento da entrega, deverão, claro, levantar o vosso Cartão de Cidadão numa loja CTT, indicado no aviso deixado na caixa de correio. Em alternativa, poderão recorrer ao serviço SIGA (serviço disponibilizado pelos CTT) que permitirá alterar o local de entrega numa morada da vossa preferência.

Em último caso, caso não levantem o Cartão de Cidadão na loja CTT, este será eventualmente enviado para o balcão do IRN indicado na carta PIN, onde poderão levantá-lo após agendamento prévio.

No entanto, convém também dizer que continua a ser necessário ir a um balcão do IRN caso necessitem de utilizar os serviços de assinatura digital através do leitor físico. A alternativa? A Chave Movel Digital, pois claro, que permite a autenticação em sites e assinatura de documentos digitais. Podem ativar este serviço após 48 horas da receção do cartão.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Já se pode renovar o Cartão de Cidadão através de uma videochamada

E em breve, será também possível renovar a carta de condução, marcar consultas ou pedir um certificado de registo criminal.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Há novos jogos e aventuras à espera no Xbox Game Pass

Hitman a triplicar e Rainbow Six a dobrar na segunda vaga de jogos do mês.

Sonae Campus transforma-se num laboratório dedicado à sustentabilidade e eficiência de edifícios e comunidades

Projeto PROBONO envolve 47 parceiros de 15 países e pretende fomentar espaços sustentáveis de referência para o futuro, sendo um localizado em Portugal.

Moon Knight, a próxima série da Marvel, recebe trailer

Oscar Isaac apresenta-se formalmente aos fãs.