Pastelaria Santo António tem o melhor pastel de nata de Lisboa

por Echo Boomer

Depois de termos conhecido a Melhor Patanisca Lisboeta no âmbito do Peixe em Lisboa, eis que nos chega mais um vencedor, neste caso da 11ª edição da prova O Melhor Pastel de Nata de Lisboa. E o primeiro lugar foi direto para a pastelaria Santo António, de Lisboa, situada na zona do Castelo de São Jorge, como tendo o melhor pastel de nata da região. Foi a primeira vez que esta pastelaria concorreu.

Já o segundo e terceiro lugares foram atribuídos às pastelarias Aloma, de Lisboa, e Patyanne, de Castanheira do Ribatejo, respetivamente.



O júri deste ano pontuou os pastéis numa escala de 0 a 10, analisando o “Aspeto”, o “Toque da massa”, o “Sabor e consistência da massa”, o “Recheio” e o “Sabor global”. Cada concorrente apresentou os seus pastéis de nata em embalagens não identificadas e os membros do júri efetuaram provas cegas, desconhecendo a identidade dos concorrentes.

A prova O Melhor Pastel de Nata, destinada a pastelarias e restaurantes da região de Lisboa, pretende evidenciar e promover um dos doces mais característicos da região. Um bom pastel de nata deve ter um aspeto apetecível e bronzeado, sem estar queimado ou esmorecido. Tem de haver um equilíbrio entre a massa, que deve ser bastante estaladiça e o creme, que deve “escorrer” do pastel, pode saber (não excessivamente)  a canela, limão, baunilha, ou outras essências.

Este ano, a prova contou com 34 participações de estabelecimentos com fabrico próprio, tendo batido o recorde de inscrições.

Também pode interessar

Deixar uma resposta

O Echo Boomer utiliza cookies para dar a melhor experiência possível aos nossos leitores. Aceitar Ler mais

%d bloggers like this: