Envoy Pro SX – Um SSD externo que faz tudo o que promete

Após experimentar o OWC Envoy Pro Elektron e de, no fim, ter ficado contente com a experiência, é agora altura de testar o OWC Envoy Pro SX. Um SSD externo equipado com Thunderbolt 3 (ou USB 4) que promete velocidades máximas de 2847MB/s, quando utilizado em computadores com tecnologia Thunderbolt 3 ou USB 4.

O OWC Envoy Pro SX é mais pequeno, embora um pouco mais grosso, que um iPhone 12 mini, mas é ao pegar no SSD que nos apercebemos da sua qualidade de construção. Para o tamanho que tem é pesado, muito por culpa não só dos componentes internos, mas também devido ao seu corpo completamente construído em metal. É devido a esta qualidade de construção que a OWC apresenta este pequeno SSD como sendo a ferramenta ideal para quem quer velocidades impressionantes com tecnologia de última geração, ao mesmo tempo que quer a portabilidade de um pequeno disco.

- Publicidade -

O Envoy Pro SX é à prova de pó, choque e até de água (30 minutos em profundidade inferiores a um metro), fazendo com que seja uma excelente ferramenta para quem, como eu, gosta de ir de férias e levar a máquina fotográfica e o Mac sempre atrás… juntar o Envoy Pro SX à bagagem não vai ocupar muito espaço e sei que não terei qualquer problema de o deixar cair uma, duas, três vezes… a informação continuará lá e sem qualquer tipo de dados corrompidos. Durante o período de testes não fui de férias, mas fiz questão de ir até ao jardim e deixar cair o pobre SSD em diferentes ângulos e alturas e sim, ficou com alguns riscos, como é normal, mas a informação que lá estava lá continuou sem qualquer tipo de dano.

Ao ligar o SSD ao Macbook, aconteceu algo que nunca tinha reparado num disco externo. Peço desculpa se é algo normal, mas tive que abrir um ficheiro de configuração que, entre perguntar se queria instalar software de proteção de dados e backup e tentar instalar um guia de utilização no computador, ajudou a fazer a configuração e formatação ideal para o meu hardware e software. Depois disto, lá apareceu o disco pronto a ser usado, com 959,78GB livres.

OWC Envoy Pro SX

Os testes benchmark foram todos feitos num Macbook Pro equipado com Thunderbolt 3 a usar a ferramentas AmorphousDiskMark (uma “cópia” do CrystalDiskMark para macOS) e ainda a Blackmagic Disk Speed Test, que apresentaram resultados idênticos. Mas antes de vos falar dos testes benchmark, quero-vos contar que fiz uma pequena experiência: Peguei no Mac e instalei o Football Manager 2022 (Steam) no Envoy Pro SX. Já que as velocidades são melhores do que alguns discos que vêm instalados em computadores, queria ver como é que se portava, e a verdade é que, em quatro horas de jogo, o SSD da OWC portou-se muito bem: o jogo correu durante as quatro horas sem qualquer tipo de problema e o disco nunca aqueceu em demasia nem nunca deixou o jogo com velocidades de loading mais lentas do que o normal. Conclusão: o Envoy Pro SX é um excelente dispositivo para ser usado como biblioteca da Steam.

Os testes benchmark, como já tinha referido, apresentaram todos velocidades muito semelhantes. E que velocidades, sendo que fiquei surpreendo pela positiva quando testes atrás de testes apresentaram velocidades de leitura e escrita a ultrapassar os 2500MB/s. A velocidade mais lenta que me foi apresentada foi 1893MB/s na escrita, a leitura teve um pico de 2625MB/s com o momento mais lento a apresentar 1924MB/s… um excelente resultado para o SSD externo, que passou assim a competir, taco a taco, com o Corsair MP400, que serve de armazenamento interno neste momento.

Para testar como é que o disco se comportava em situações reais de transferência de ficheiros, decidi criar um conjunto de pastas e ficheiros com o total de 3GB e transferi os mesmos 10 vezes usando o mesmo Macbook e sempre com o SSD completamente vazio. Os resultados foram bastante interessantes: das 10 vezes, a mais lenta contou com 12.36s para transferir toda a informação, e a mais rápida necessitou de 11.47s para copiar a informação da sua origem para o SSD.

Não há muito mais a dizer sobre o OWC Envoy Pro SX. No fim do dia, é um disco que cumpre exatamente com aquilo que promete e apresenta velocidades excelentes para um dispositivo externo. No mesmo “pacote” ainda recebem um disco compacto, com qualidade de construção acima da média e à prova de pó, água e choque… uma excelente aposta para quem procura um disco externo rápido, pequeno e no qual podem confiar.

Echo Boomer Recomendado

Este dispositivo foi cedido para análise pela OWC Digital.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Corsair MP400 – Um SSD que cumpre com o que promete

O Corsair MP400 não é das ofertas mais rápidas da marca, mas cumpre na perfeição com as promessas que são feitas. Apresenta-se como uma excelente opção para um PC que necessita de mais espaço de armazenamento.

Submerged: Hidden Depths – Um amor sem corrente

A jogabilidade pacifista é refrescante, tal como o seu foco na exploração, mas Hidden Depths desvaloriza as suas mais valias ao insistir numa jogabilidade que se recusa a evoluir ao longo das cinco horas de campanha.

Grid Legends – O filho prodígio de street racing da Codemasters regressou

Desde 2008 que Grid foi experimentando várias formulas e em 2022 não é exceção, apresentando uma carreira narrativa e dramática num jogo que se distancia cada vez mais da simulação.

Martha is Dead – O horror da identidade

Uma tentativa interessante em criar uma história de suspense e horror com uma forte componente psicológica que se perde na estrutura da narrativa e na ausência de mecânicas mais apuradas.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Galp Smart Store. Nesta loja não existem caixas de pagamento (nem funcionários)

A smart store da Galp está localizada na área de serviço Gago Coutinho e vai estar aberta ao público 24 horas/7 dias a partir de junho.

Grupo espanhol investe 38 milhões de euros em projeto de hidrogénio verde na zona industrial da Tocha

Grupo espanhol investe 38 milhões de euros em projeto de hidrogénio verde na zona industrial da Tocha

Feira Internacional do Artesanato de regresso a Lisboa

Três pavilhões diferentes, num total de 30 000 m² de área expositiva.