Envoy Pro SX – Um SSD externo que faz tudo o que promete

Após experimentar o OWC Envoy Pro Elektron e de, no fim, ter ficado contente com a experiência, é agora altura de testar o OWC Envoy Pro SX. Um SSD externo equipado com Thunderbolt 3 (ou USB 4) que promete velocidades máximas de 2847MB/s, quando utilizado em computadores com tecnologia Thunderbolt 3 ou USB 4.

- Publicidade -

O OWC Envoy Pro SX é mais pequeno, embora um pouco mais grosso, que um iPhone 12 mini, mas é ao pegar no SSD que nos apercebemos da sua qualidade de construção. Para o tamanho que tem é pesado, muito por culpa não só dos componentes internos, mas também devido ao seu corpo completamente construído em metal. É devido a esta qualidade de construção que a OWC apresenta este pequeno SSD como sendo a ferramenta ideal para quem quer velocidades impressionantes com tecnologia de última geração, ao mesmo tempo que quer a portabilidade de um pequeno disco.

O Envoy Pro SX é à prova de pó, choque e até de água (30 minutos em profundidade inferiores a um metro), fazendo com que seja uma excelente ferramenta para quem, como eu, gosta de ir de férias e levar a máquina fotográfica e o Mac sempre atrás… juntar o Envoy Pro SX à bagagem não vai ocupar muito espaço e sei que não terei qualquer problema de o deixar cair uma, duas, três vezes… a informação continuará lá e sem qualquer tipo de dados corrompidos. Durante o período de testes não fui de férias, mas fiz questão de ir até ao jardim e deixar cair o pobre SSD em diferentes ângulos e alturas e sim, ficou com alguns riscos, como é normal, mas a informação que lá estava lá continuou sem qualquer tipo de dano.

Ao ligar o SSD ao Macbook, aconteceu algo que nunca tinha reparado num disco externo. Peço desculpa se é algo normal, mas tive que abrir um ficheiro de configuração que, entre perguntar se queria instalar software de proteção de dados e backup e tentar instalar um guia de utilização no computador, ajudou a fazer a configuração e formatação ideal para o meu hardware e software. Depois disto, lá apareceu o disco pronto a ser usado, com 959,78GB livres.

OWC Envoy Pro SX

Os testes benchmark foram todos feitos num Macbook Pro equipado com Thunderbolt 3 a usar a ferramentas AmorphousDiskMark (uma “cópia” do CrystalDiskMark para macOS) e ainda a Blackmagic Disk Speed Test, que apresentaram resultados idênticos. Mas antes de vos falar dos testes benchmark, quero-vos contar que fiz uma pequena experiência: Peguei no Mac e instalei o Football Manager 2022 (Steam) no Envoy Pro SX. Já que as velocidades são melhores do que alguns discos que vêm instalados em computadores, queria ver como é que se portava, e a verdade é que, em quatro horas de jogo, o SSD da OWC portou-se muito bem: o jogo correu durante as quatro horas sem qualquer tipo de problema e o disco nunca aqueceu em demasia nem nunca deixou o jogo com velocidades de loading mais lentas do que o normal. Conclusão: o Envoy Pro SX é um excelente dispositivo para ser usado como biblioteca da Steam.

Os testes benchmark, como já tinha referido, apresentaram todos velocidades muito semelhantes. E que velocidades, sendo que fiquei surpreendo pela positiva quando testes atrás de testes apresentaram velocidades de leitura e escrita a ultrapassar os 2500MB/s. A velocidade mais lenta que me foi apresentada foi 1893MB/s na escrita, a leitura teve um pico de 2625MB/s com o momento mais lento a apresentar 1924MB/s… um excelente resultado para o SSD externo, que passou assim a competir, taco a taco, com o Corsair MP400, que serve de armazenamento interno neste momento.

Para testar como é que o disco se comportava em situações reais de transferência de ficheiros, decidi criar um conjunto de pastas e ficheiros com o total de 3GB e transferi os mesmos 10 vezes usando o mesmo Macbook e sempre com o SSD completamente vazio. Os resultados foram bastante interessantes: das 10 vezes, a mais lenta contou com 12.36s para transferir toda a informação, e a mais rápida necessitou de 11.47s para copiar a informação da sua origem para o SSD.

Não há muito mais a dizer sobre o OWC Envoy Pro SX. No fim do dia, é um disco que cumpre exatamente com aquilo que promete e apresenta velocidades excelentes para um dispositivo externo. No mesmo “pacote” ainda recebem um disco compacto, com qualidade de construção acima da média e à prova de pó, água e choque… uma excelente aposta para quem procura um disco externo rápido, pequeno e no qual podem confiar.

Echo Boomer Recomendado

Este dispositivo foi cedido para análise pela OWC Digital.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados

- Publicidade -

Mais recentes