Todas as melhorias da Steam Deck, um mês depois do lançamento, segundo a Valve

- Publicidade -

A Valve lançou um vídeo onde apresenta todas as novidades a nível de software da Steam Deck.

Desde o lançamento da Steam Deck que temos estado em cima das novidades que a nova máquina de jogos da Valve tem trazido para cima da mesa, ou para as nossas mãos. Muitas são difíceis de contar, outras são aplicadas atrás das cortinas e, por esse motivo, mal nos apercebemos. Mas agora, a Valve explica tudo o que adicionou ao sistema operativo da Steam Deck, que tem vindo a tornar a sua utilização mais intuitiva.

Todas estas adições representam o início do suporte e garantias dadas aos donos da Steam Deck que, de dia para dia, tem visto a sua lista de jogos e softwares compatíveis a crescer, graças ao trabalho da Valve, de produtores e entusiastas.

No vídeo de sensivelmente três minutos e meio, a Valve mostra algumas das alterações mais importantes à interface da consola, com destaque para a forma como podemos usar o teclado integrado através dos trackpads, os novos sistemas de organização e acesso a diferentes bibliotecas dos jogos, como podemos afinar o desempenho dos jogos de acordo com as necessidades ou natureza de cada jogo, ou até novas formas de personalização e calibração de controlos.

Além disso, num comunicado, a Valve faz também um extenso balanço do primeiro mês de vida do seu novo hardware, destacando os mais de 2000 jogos verificados na Steam Store, o progresso com os softwares anti-batota que por vezes tornam os jogos incompatíveis, a colaboração com a Microsoft ao trazer o Xbox Cloud Gaming à consola e temos ainda um pequeno tease do que está para vir no futuro. Podem ler todo esse resumo aqui em baixo.

  • Deck Verified: 2000 jogos aprovados e mais a caminho
    • Em apenas um mês, ultrapassámos um marco importante com 2000 jogos oficialmente classificados como Aprovados ou Jogáveis no Steam Deck. Tem sido empolgante ver a variedade de jogos jogados pela comunidade. Recentes ou antigos, grandes ou pequenos, seja qual for o género: parece-nos que os jogadores se têm andado a divertir imenso com o Deck. Vamos continuar a realizar testes intensivos por todo o catálogo do Steam e mal podemos esperar para partilhar o nosso próximo marco importante aqui. Nesse aspeto, também temos prestado muita atenção ao feedback dos consumidores, pois queremos garantir que o programa Deck Verified funciona devidamente. Para tal, adicionámos uma funcionalidade de feedback que permite aos consumidores indicar se concordam ou discordam da classificação de compatibilidade de cada jogo.
  • Progresso em software antibatota
    • Uma das nossas maiores prioridades é tornar o Deck compatível com o maior número possível de jogos do Steam, incluindo jogos com tecnologia anti-cheats (antibatota). Graças à colaboração com developers, prestadores de serviços e contribuidores do Proton, fizemos imenso progresso na tarefa de trazer estes jogos para a comunidade de utilizadores do Steam Deck. Os dois maiores serviços antibatota, BattlEye e Easy Anti-Cheat, têm agora um processo simplificado para os developers que quiserem disponibilizar compatibilidade com o Proton e o Steam Deck. Elden Ring e Apex Legends são dois exemplos de jogos que estão atualmente a tirar proveito desta funcionalidade.
  • A Loja Steam e a biblioteca dos utilizadores
    • Passámos algum tempo a tornar a Loja Steam mais responsiva e rápida no Deck. E nós sabemos que, para aqueles que têm muitos jogos, pode ser difícil navegar pela biblioteca, por isso implementámos navegação com deslocamento rápido. Também adicionámos a opção para criar coleções dinâmicas dentro da biblioteca com base em marcadores ou outras características selecionadas.
  • Conectar os jogadores a jogos para além do Steam
    • Nós colaborámos com a Microsoft para trazer o Xbox Cloud Gaming para os utilizadores do Steam Deck através do browser Microsoft Edge e membros da comunidade contribuíram com o Flatpak do Edge, o que o torna acessível no Steam Deck. Para possibilitar input no Edge (um browser baseado em Chromium), colaborámos com a equipa do Google Chrome para adicionar compatibilidade nativa com os controlos do Deck para que sejam detetados diretamente por sites.
  • Teclado
    • Desde o lançamento que também temos melhorado a experiência de utilização do teclado virtual. É agora possível usar o teclado com ambos os trackpads, o teclado de modo de jogo está agora disponível no Modo Computador e ainda adicionámos um monte de novos temas de teclado para poderem escolher aquele mais adequado à vossa disposição.
  • Energia
    • Encontrar maneiras de melhorar a duração da bateria do Steam Deck está sempre no topo da nossa lista. Concluímos que, dependendo do uso que lhe for dado, pode-se esperar uma duração de entre 2 a 8 horas de jogo. Para otimizar ainda mais a duração da bateria, existem opções adicionais. Neste último mês adicionámos a capacidade de limitar a taxa de frames a até 15 fps (esta definição é muito boa para romances visuais, jogos de quebra-cabeças e muitos jogos de simulação). E, para os mais engenhocas, disponibilizámos opções para ajustar a potência térmica do processador (TDP), a frequência da GPU e o upscaling (FSR) para uma otimização ainda maior.
  • Windows
    • Embora ainda seja preciso refinar um pouco os drivers, já é possível instalar o Windows 10 (e, em breve, o 11). Temos colaborado com a AMD e outros parceiros e estamos a progredir no desenvolvimento de drivers para o Windows. A compatibilidade com fTPM está atualmente em fase beta e, assim que for lançada, o Windows 11 poderá ser instalado. Dito isto, ficam a faltar os drivers de áudio do Windows, mas esperamos ter boas notícias sobre eles em breve.
  • Já mencionámos que é um computador?
    • Neste mês que passou desde o lançamento do Steam Deck, vimos utilizadores a usá-lo como computador de trabalho e computador principal. Também o vimos a ser usado para coisas como programar ou criar modelos em 3D e até vimos membros da comunidade a começar a desenvolver software especificamente para o Steam Deck.
  • Aviões, comboios e automóveis
  • E autocarros, parques de estacionamento, etc. Os utilizadores andam a partilhar histórias (e imagens) de como o Steam Deck os está a manter ocupados (ou animadamente distraídos) no caminho para o trabalho, enquanto esperam e até mesmo enquanto os seus filhos estão ocupados com uma aula mais tardia. Estamos curiosos para ver em que mais locais os utilizadores vão jogar no Deck.
  • E por falar em “mais” (para nós): mais novidades a caminho
    • O nosso objetivo continua a ser encontrar formas de melhorar a experiência dos utilizadores com o Steam Deck, o que significa que vamos continuar a ouvir o feedback da comunidade. Por favor, contactem-nos através dos fóruns e, se estiverem a ter qualquer tipo de problemas com o Steam Deck, não hesitem em relatar o bug (deixámos um link rápido para esse fim no menu de acesso rápido).
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

- Publicidade -

Relacionados

Xbox atualiza a lista de jogos compatíveis com a Steam Deck

A lista de jogos dos Xbox Game Studios compatíveis com a Steam Deck recebe uma atualização de suporte melhorada.

O Xbox Cloud Gaming já chegou à Steam Deck

Já é possível jogar Xbox de forma oficial no novo dispositivo da Valve.

O Windows já chegou à Steam Deck

Mas não devem instalá-lo.

Steam Deck atinge os 1000 jogos “Aprovados”

São cada vez mais os jogos 100% compatíveis com a nova máquina de jogos da Valve.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Inaugurada primeira loja Naterial by Leroy Merlin em Portugal

É a primeira a abrir à escala nacional e a terceira a nível ibérico, juntando-se assim às lojas Naterial em Palma de Maiorca e Barcelona (Espanha).

Corsair revela uma nova solução para as costas, as cadeiras TC200

Há uma nova solução de cadeiras gaming no catálogo da Corsair. A Corsair revelou as TC200 Gaming Chairs, uma nova...