Os novos jogos da PlayStation 5 e quando é que os podem jogar

O evento da PlayStation 5 foi recheado de novidades, mas nem todas ficam prontas no lançamento.

Horizon Forbidden West - PlayStation 5

Após muita espera, esta semana ficámos finalmente a conhecer a PlayStation 5: a sua cor, a sua forma, os seus acessórios e, claro, os seus jogos.

Como era de esperar, o primeiro olhar ao catálogo não foi muito profundo e apenas ficámos a conhecer uma pequena porção do que a nova máquina vai correr nativamente com novas tecnologias. Mas houve outras questões que ficaram por responder: quando os vamos jogar? Vamos responder a isso à medida que formos conhecendo alguns dos destaques.

2020

Mal podemos esperar que 2020 termine, até porque é perto do seu fim que vamos poder ter a PlayStation 5 nas mãos e jogos como Marvel’s Spider-Man: Miles Morales. Esta sequela/spin-off do fantástico Marvel’s Spider-Man para a PlayStation 4 promete tirar partido das tecnologias da nova máquina ao colocar-nos no fato do titular Miles Morales.

O teaser de revelação convenceu-nos, mas ainda não sabemos muito bem do que se trata o jogo. A Insomniac Games diz que esta nova aposta não é uma sequela, mas, sim, uma remasterização expandida do jogo original, pelo que vamos ter que esperar para ver o que isso significa. Uma coisa é certa, vamos poder gritar “what’s up danger” em 2020.

Quando ligarem a vossa PlayStation 5, esta não vem despida de jogos. Pré-instalado estará Astro’s Playroom, um pequeno título de plataformas, com puzzles e muita diversão, que promete tirar partido das novas capacidades do DualSense.

Não só estará disponível para a PlayStation 5, como também sairá para a PlayStation 4 e PC, via Epic Games Store. Falamos de Kena: Bridge of Spirits, um jogo que mistura ação com narrativa para uma fantástica aventura pelo restauro da natureza.

Revelado em 2019, Deathloop é uma curiosa experiência da Bethesda e dos criadores de Dishonored. Longe das atenções de todos até hoje, o jogo de ação na primeira pessoa da Arkane Lyon vai chegar ainda este ano à PlayStation 5, onde será o primeiro sítio onde o vão poder jogar.

Não é propriamente exclusivo à PlayStation 5, mas promete tirar partido das suas capacidades, nomeadamente do seu SSD e dos loadings curtos. NBA 2K21 promete entreter os fãs da modalidade já no natal de 2020 e não vai dar tempo para a fazer pausas entre matches, com loadings que prometem demorar apenas alguns segundos.

Godfall irá ficar para sempre conhecido como o primeiro jogo anunciado para a PlayStation 5, portanto só faria sentido também ser dos primeiros a chegar à plataforma. O jogo da Gearbox teve direito a mais um trailer, desta vez dedicado à jogabilidade, onde se confirma que será exclusivo de consola e que chega em 2020.

2021

O próximo ano também se começa a compor. Logo no início da apresentação descobrimos que GTA V vai chegar à consola a meio do ano e, ao longo do evento, pudemos espreitar exclusivos e jogos para outras plataformas.

Janeiro aparece a ferver com a chegada de Hitman III, um novo episódio que promete ser o último desta nova trilogia do Agent 47. O teaser foi vago em detalhes, mas cheio de ação e locais exóticos para explorar. Além da PlayStation 5, chegará também à PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e PC.

Revelado também em 2019, Ghostwire Tokyo, o novo jogo do lendário Shinji Mikami, da fama de Resident Evil e The Evil Within, chega daqui a dois anos. Esta aventura na primeira pessoa mistura elementos sobrenaturais com estética cyberpunk numa cidade de Tóquio moderna. É um jogo de ação na primeira pessoa com elementos de tiro adaptados a poderes e magia. O primeiro trailer dá para ter um pouco uma ideia do tom e do aspeto do jogo que, apesar de ser multiplataforma, chegará primeiro à PlayStation 5.

Parece que a Capcom nos quer mimar todos os anos com um novo Resident Evil, pelo que 2021 não é exceção. Destinado apenas às plataformas da nova geração, PC, PlayStation 5 e Xbox One, Resident Evil 8 é real e recebe um curioso subtítulo: Village.

Esta nova entrada na série será uma continuação da história principal e vai apostar num tom ainda mais sombrio e decadente, com claras inspirações na estética e ambientes do aclamado Resident Evil 4.

2022

Dentro das novidades de destaque reveladas no evento da PlayStation 5, saltamos logo para 2022, uma data mais longínqua que poderá receber jogos já conhecidos, mas sem data definida.

Para já, sabemos que vamos contar com uma misteriosa aposta da Capcom, chamado Pragmata. Os detalhes são vagos e sabemos apenas que é um jogo de ação e aventura, com uma história profunda, passado no futuro e em ambiente lunar. Apesar dos poucos detalhes, sabemos que irá também chegar à Xbox Series X e ao PC.

Sem Data

E agora as incógnitas, que são as que doem mais, pois o evento de revelação da PlayStation 5 foi recheado de novidades bombásticas que, provavelmente, não chegam no dia de lançamento.

Alguns exemplos disso são o regresso de Gran Turismo ao formato tradicional, com GT7, que promete expandir em todas as direções e ser um novo marco visual e técnico.

Temos também o novo jogo dos criadores de Resogun, a Housemarque, com Returnal, que nos coloca num jogo de ação misterioso onde os jogadores vão ter que sobreviver aos desafios de um planeta que muda sempre que morremos.

O futuro da Insomniac Games não é só homens-aranha. Na calha, temos prometido o regresso à série Ratchet And Clank, com Rift Apart, um jogo que vai tirar partido das capacidades SSD para viajarmos entre diferentes dimensões durante a ação do jogo e que vai também tirar partido das capacidades hápticas do DualSense, para aumentar a imersão.

Após anos de desespero, este irá continuar durante mais algum tempo até termos uma data, mas de forma mais tranquila, já que Demon’s Souls vai regressar num remake completo, pelas mãos da Bluepoint Games, o estúdio que fez o impossível com Shadow of the Colossus para a PlayStation 4.

E por fim, daqui a muito tempo, e esperemos que não seja um milénio, poderemos voltar a viajar com Aloy por mundos novos dominados por animais-robô, em Horizon Forbidden West.

Estes são apenas alguns dos destaques do grande evento de apresentação da PlayStation 5, que pode ser revisto aqui, e que vem confirmar aquilo que já todos sabíamos: não vão faltar jogos.

Até ao fim do ano, são esperadas novas informações para cada um dos jogos, assim como muitas mais novidades. Resta agora saber é o custo da mesma e se vai valer a pena.

Sigam-nos

10,845FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
632SeguidoresSeguir

Relacionados

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Monte Velho oferece vouchers de 20€ na FNAC e Wook na compra de duas garrafas

Têm é de ser rápidos, pois somente 450 felizardos é que vão conseguir aproveitar.

Phone House vai encerrar lojas em Portugal

Há vários meses que a situação financeira da empresa dava sinais de fraqueza.

CP – Comboios de Portugal vai ter 22 novos comboios regionais

Tudo devido a um contrato de aquisição assinado com a Stadler.