Open House Lisboa estende o seu roteiro de visitas até Almada

Acontece entre 25 e 26 de setembro deste ano.

Open House Lisboa
Foto: Paulo Farinha Alves
- Publicidade -

Desde 2012, conhecido e acarinhado como o evento anual que mostra a cidade como nenhum outro, o Open House Lisboa continua comprometido com a renovação e promoção da proximidade com a arquitetura.

No ano em que chega à 10.ª edição, a grande novidade é a extensão do roteiro de visitas até Almada no sentido de, não só aproximar quem habita as duas cidades, como de as relacionar através da sua paisagem natural e construída.

Com coprodução da Trienal de Lisboa e da EGEAC e contando com a parceria estratégica da Câmara Municipal de Lisboa, em 2021 o evento reforça-se com a celebração de um protocolo de cooperação com a Câmara Municipal de Almada (CMA).

Este ato formal entre a Trienal de Arquitectura de Lisboa e a CMA surge de uma vontade comum de estreitar as duas margens, unindo os territórios através do seu ex-libris comum que é o rio Tejo.

No fim-de-semana de 25 e 26 de setembro de 2021, o novo roteiro tem como fio condutor um olhar sobre as duas cidades, enquanto paisagens modeladas a partir de um elemento natural, a Água.

A ideia é do coletivo de arquitetura paisagista Baldios, o primeiro grupo de profissionais convidado para comissariar um Open House cujo principal objeto de trabalho é a paisagem.

Sob o tema Os Caminhos da Água, o roteiro destaca o papel do rio Tejo e todo o seu subjacente potencial de prolongamento das duas cidades, convidando à descoberta de diferentes tipologias de edifícios que acompanham as linhas de água – ora visíveis, ora invisíveis ou extintas – que definem a topografia marcante destes dois territórios e, consequentemente, a sua paisagem construída.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

10.ª edição do Open House Lisboa leva-nos a descobrir “Os Caminhos da Água” com várias visitas gratuitas na capital e em Almada

25 e 26 de setembro são as datas do regresso do incontornável fim de semana de visitas gratuitas que desafia a percorrer e a desvendar a cidade através da arquitectura.

Almada passa a contar com um Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais

É também no local que acontecerá a primeira consulta descentralizada de profilaxia pré-exposição (PrEP) do país. Almada acaba de inaugurar...

Bolt Food chegou a Almada

O serviço de entrega de refeições está a expandir-se a bom ritmo.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Pingo Doce chega pela primeira vez aos Açores

O sortido do espaço conta com muitos produtos regionais, fruto das parcerias feitas com 129 fornecedores dos Açores.

Continente abre primeira loja em Gouveia

Continua a expansão da marca da Sonae.

Lagoa dos Salgados será classificada como área protegida de âmbito nacional

Há 21 anos que, em Portugal, não era classificada nenhuma área protegida de interesse nacional.