A calculadora gráfica estreia-se a tempo do novo ano letivo para inovar a aprendizagem da Matemática nas escolas portuguesas.
O ano letivo começou hoje para muitos alunos e o universo da Matemática é sempre palco de novidades. Assim, e de modo a entrar nas mochilas dos estudantes e reforçar a ligação à disciplina, eis que acaba de chegar a Portugal a NumWorks, a primeira calculadora gráfica colaborativa do mundo. O equipamento conta já com a aprovação do Júri Nacional de Exames para que possa ser utilizado nos exames nacionais do Ensino Secundário.
Desenhada a pensar nos alunos e nos professores, com um design minimalista e ergonómico, que faz lembrar um smartphone, a NumWorks deixa de parte abreviaturas e acrónimos difíceis de decifrar, característicos das calculadoras gráficas tradicionais. Pesa somente 167 gramas e tem uma espessura de apenas 10 milímetros.
A NumWorks surge como a primeira calculadora aberta do mundo, o que significa que todo o conhecimento desenvolvido está disponível para acesso sob uma licença de copyright.
Na prática, tal significa que cada utilizador pode sugerir e trabalhar em novas funcionalidades e melhorias, de modo a tornar a calculadora ainda mais eficiente e duradoura. Como é óbvio, a equipa da NumWorks irá sempre avaliar todas as propostas, incorporando aquelas que ache mais relevantes em futuras atualizações do software.
Para já, as calculadoras estão disponíveis para compra apenas no website oficial da marca, sendo que a NumWorks disponibiliza gratuitamente um simulador online e offline e uma aplicação para o telemóvel para que qualquer um tenha a oportunidade de testar o seu funcionamento primeiro. O preço? 99,99€.