Se receberem no email, já sabem o que fazer.
Volta e meia, os burlões desta vida lá tentam arranjar novas formas de ludibriar os mais ingénuos, embora a maior parte das burlas seja feita exatamente da mesma forma, mudando apenas o nome e a imagem utilizada.
Mais recentemente, falámo-vos de uma burla relacionada com o Booking, mas essa, infelizmente, estava bem feita, o que acabou por fazer com que uma das nossas leitoras fosse enganada. Desta vez, falamo-vos de uma nova burla que está a utilizar a imagem e nome do MB Way.
O alerta foi dado pela Polícia Judiciária, que refere estar “em curso uma campanha de “phishing” que utiliza de forma ilegal o nome da Policia Judiciária e da SIBS.
Neste pretenso email, pode ler-se o seguinte: “Estimado Cliente, Temos o prazer de informar que finalmente firmamos uma parceria com a Polícia Judiciária em resposta a ataques a sistemas bancários nos últimos anos. As medidas de segurança do seu cartão MULTIBANCO devem ser atualizada o mais rápido possível para evitar novos abusos. Leva apenas 3 minutos.”
Antes do texto terminar, há um link que diz “ATUALIZAR AGORA“, onde vos irão pedir para inserir os dados do vosso cartão bancário. E é desta forma que a burla ocorre.
Naturalmente, o aspeto da mensagem é falsa. Para já, a SIBS não comunica desta forma, muito menos iria enviar um link a referir para atualizar os dados do cartão Multibanco. Simplesmente não faz sentido. E obviamente, não foi feita qualquer parceria entre a Polícia Judiciária e a SIBS.
Portanto, e tal como já referimos tantas vezes, atentem no remetente do email (rapidamente percebem que é um email falso), no conteúdo do mesmo (se conter algum link deve desde logo mandar para o lixo) e tenham em mente que as entidades não comunicam desta forma.